Cisco revela a sua estratégia “Internet para o Futuro”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Cisco revelou a sua estratégia tecnológica para construir uma Internet para as próximas décadas, através de avanços tecnológicos já disponíveis.

A estratégia da Cisco baseia-se nos investimentos e no desenvolvimento em três áreas tecnológicas chave: chips, ópticas e software.

A nova arquitectura Silicon One será a base do portefólio routing da Cisco de agora em diante, com um desempenho esperado até 25 Tbps, aproximadamente. O “Q100” – o primeiro modelo da Cisco Silicon One – supera o limite de 10 Tbps para a largura da banda de rede, sem sacrificar a eficiência energética, escalabilidade ou flexibilidade funcional.

A nova série Cisco 8000 é a primeira plataforma construída com o Silicon One Q100. Foi pensada para ajudar os fornecedores de serviços e as empresas web-scale a reduzir os custos de gestão de redes em grande escala para a era 5G, IA e IoT. Entre as principais funcionalidades destaca-se a optimização para 400 Gbps e superior, e alimentação através do novo software IOS XR7, optimizado para a Cloud.

A Cisco também anunciou planos para oferecer modelos de consumo flexíveis, que vão afectar primeiro o portefólio de ópticas, e depois a desagregação do software IOS-XR. Este novo modelo é adaptável e oferece aos clientes a opção de componentes ou sistemas integrados para construir as suas redes.

“A inovação requer um investimento direccionado, profissionais adequados e uma cultura que valorize a imaginação”, referiu Chuck Robbins, Presidente e CEO da Cisco. “Comprometemo-nos a transformar a indústria para construir uma nova Internet para a era do 5G”.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version