Cada vez mais é possível organizar-se usando a tecnologia

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

Em pleno ano de 2019, a tecnologia faz parte do dia-a-dia de todos os portugueses, desde os mais novos aos de mais idade – de diferentes formas. E enquanto uns a usam para puro entretenimento, outros conseguem realmente organizar todo o seu dia sem complicações!

Vamos explorar um pouco mais este tema?

O número de aplicações (e ferramentas) direccionadas à organização cresceu

Uma das razões que levou a este crescimento foi o número de freelancers ter crescido. Com o aumento deste número, mais marcas têm surgido com diferentes métodos de organização.

O Evernote é um dos mais conhecidos e permite a organização de cada uma das notas criadas por pastas. Além dessa organização, também é permitido o uso de templates – pode criar agendas, calendários, listagens e muito mais com apenas meia dúzia de cliques – e algumas funcionalidades básicas que permitem tornar o seu documento mais organizado e personalizado.

Asana é outra aplicação que tem uma organização um pouco diferente da aplicação anterior. Nesta o método de organização usado é a listagem de tarefas, nas quais pode fazer “check” sempre que forem concluídas. Essas podem ser organizadas por projectos.

O Trello é outra opção muito usada nos dias de hoje e a ideia é ter, no digital, aqueles quadros de notas que teria em sua casa ou escritório – aqueles onde iria adicionar post-it. A ferramenta permite a criação de projectos e, dentro desses projectos, adicionar diferentes notas.

O MyBlend é uma ferramenta excelente que o ajuda a lidar com a enorme quantidade de informações disponíveis no meio digital. Basicamente todo o conteúdo das newsletters que recebe é reunido, transformando-se numa espécie de revista digital. Além disso, se uma newsletter deixar de fazer sentido para si, pode cancelar a subscrição com muita facilidade.

Além destas três, existem muitas mais ferramentas e aplicações. Por exemplo, tem o Slack – que substitui o e-mail e é excelente para equipas de trabalho –, o Pocket – que agrega artigos escolhidos por si em diferentes categorias para que possa ler mais tarde – e muitos mais!

Estas ferramentas permitem a colaboração entre membros

Uma das características que destaca a maioria destas ferramentas é a possibilidade de agregar vários membros às mesmas notas ou listas; qualquer edição feita por um membro é vista por outro membro.

Porque isto é uma vantagem? Simples! Porque não precisa de actualizar todos os colaboradores com o envio de e-mails regulares ou com mensagens instantâneas; toda a informação está acessível.

E, o melhor, as ferramentas podem estar na sua mão!

É verdade, a maioria das ferramentas tem uma versão para dispositivos móveis, portanto, se tiver um, terá a possibilidade de ter todas as suas tarefas na sua mão. Se necessitar apontar uma ideia que lhe surgiu do nada, pode apontar com meia dúzia de cliques.

No entanto, para uma experiência completa, use um dispositivo móvel potente. De acordo com o portal Mais Tecnologia, o Samsung Galaxy Note 10+ tem um desempenho fora de série e faz jus à sua gama; pode, no entanto, encontrar mais análises de dispositivos móveis no portal.

Já agora, não se preocupe se o telemóvel mais apelativo for um Huawei, a marca está a ultrapassar este momento de dificuldade e a criar dispositivos muito potentes com acesso às aplicações que precisa. A marca já tem uma loja e, inclusivamente, está a convidar os portugueses a adicionarem as suas aplicações.

Estas ferramentas vão além da organização no dia-a-dia

Além da organização dos e-mails e de actividades do dia-a-dia, existem ferramentas capazes de o ajudar na organização de eventos. Sim, leu bem, na organização de eventos.

Vamos dar-lhe o exemplo da organização de casamentos porque é um planeamento que, normalmente, dá muita dor de cabeça. Existem opções para criar a sua lista de convidados e, a partir da mesma ferramenta, os convidados podem confirmar ou remover a sua presença no casamento – já não tem de ligar a todos os familiares e amigos, apenas partilhar a página criada pela ferramenta!

Outro exemplo incrível está relacionado aos presentes dos seus convidados. Ao invés de no grande dia receber um envelope com dinheiro ou presentes para a casa, pode criar a sua lista de convidados para o casamento e escolher os presentes e experiências que deseja.

De seguida, partilha essa lista com os convidados e eles pagam esse presente de qualquer parte do mundo. Finalmente, quando quiser, pode transferir o dinheiro para a sua conta. Incrível, não?

Resumindo, a tecnologia, se bem aproveitada, pode fazer toda a diferença na sua organização!

Exit mobile version