Altice Portugal, Bosch, Huawei e Universidade de Aveiro assinam protocolo de cooperação para o 5G

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro assinaram ontem um protocolo de cooperação com vista à identificação de oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial.

A formalização deste Memorando de Entendimento teve lugar no Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, e contou com a presença de presença de Jónio Reis, Plant Manager da Bosch Termotecnologia, António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, José Pedro Nascimento, Network Engineering e Director de Operações na Altice Portugal, Paulo Jorge Ferreira e Artur Silva, reitor da Universidade de Aveiro.

Este estudo tem como interesse comum o avanço do conhecimento e inovação em arquitecturas para casos de uso o 5G em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas.

A primeira etapa deste projecto irá arrancar com uma fase de protocolo que conduzirá à definição de arquitecturas de comunicação em 5G.

Cada uma destas entidades cooperantes participa neste projecto com diferentes contributos: a Bosch fica responsável pela implementação de casos de uso da tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal; a Altice Portugal enquanto operador móvel contribuirá para o estudo de arquitectura e desenho da rede; a Huawei como fornecedora dos equipamentos de comunicações; e a Universidade de Aveiro terá um papel fundamental na definição da arquitectura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que irá instalar no novo Parque de Ciência e Inovação.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version