Conheça os projectos vencedores do Altice International Innovation Award 2019

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Altice Portugal

Com vista à promoção e reconhecimento do empreendedorismo e do talento tecnológico, os grandes vencedores do Altice International Innovation Award 2019 já se encontram escolhidos.

Entre um universo de mais de 90 candidaturas submetidas na 3ª edição do Prémio, o primeiro lugar da categoria Startups, reconhecido com um prémio monetário de 50 mil euros e a possibilidade de realização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, é atribuído ao projecto iLOF.

Este projecto recorre a algoritmos de Inteligência Artificial (IA), aplicados a Big Data, para potenciar o sucesso dos ensaios clínicos em doenças neurodegenerativas, nomeadamente nos doentes de Alzheimer, com vista a uma redução de custos e a uma selecção mais eficaz de pacientes.

Já o melhor projecto entre os finalistas de mestrado e doutoramento, na categoria Academia, é o projecto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving, que será valorizado com um prémio monetário no valor de 25 mil euros.

O projecto Neural Motor Behaviour in Extreme Driving explora o cruzamento e a análise da informação recolhida sobre as reacções neurocognitivas e neuromotoras, a fim de avaliar e prever a performance do ser humano em condições extremas de condução, de modo a tirar ilações que possam reforçar, entre outros, a evolução da condução autónoma.

A iniciativa contou, ainda, pelo terceiro ano consecutivo, com a parceria da ANI – Agência Nacional de Inovação, que atribuiu a distinção Born from Knowledge (BfK), juntamente com um prémio pecuniário de 5 mil euros, ao projecto iLOF, corroborando assim o vencedor da Edição deste ano do Altice International Innovation Award.

De acordo com Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, “o Altice International Innovation Award vem premiar a inovação que emana do conhecimento e reforçar o posicionamento de Portugal no desenvolvimento da inovação, criando condições para potenciar o talento nacional e divulgá-lo dentro e fora de portas. Nesta 3ª Edição do AIIA todos os Finalistas do Prémio apresentaram projectos e soluções, cuja inovação e a tecnologia é base fundamental, e respondem a necessidades presentes no dia-a-dia”.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version