Portugal recebe supercomputador europeu

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
INCoDe.2030

Portugal deu um novo passo para reforçar a sua capacidade de computação ao assinar, em Estrasburgo, o contrato de alojamento do supercomputador Deucalion que integra a iniciativa EuroHPC – European High Performance Computing.

Com este contrato, formalizado no dia 26 de Novembro, Portugal reforça a capacidade do MACC (Minho Advanced Computing Centre) com uma nova máquina, que se prevê que esteja instalada e a funcionar no final de 2020.

O supercomputador Deucalion, de nível petascale, será capaz de executar, pelo menos, 10 PFlops, reforçando significativamente o supercomputador BOB e alargando o âmbito de actividades a disponibilizar pelo MACC.

O Deucalion vem criar oportunidades não só para especialistas em supercomputação, mas também para um crescente grupo de áreas de investigação aplicada com necessidades de processamento de informação, entre as quais se destacam a medicina, Espaço, física e mobilidade.

“Depois do BOB, o Deucalion materializa um aumento significativo do poder de computação disponível em Portugal e vai permitir um acesso mais facilitado a toda a comunidade do sistema científico e tecnológico nacional para trabalhos no domínio do cálculo intensivo, da ciência de dados e da Inteligência Artificial”, afirmou Nuno Feixa Rodrigues, coordenador-geral do INCoDe.2030.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version