Organizações e empresas de segurança lançam a iniciativa Coalition Against Stalkerware

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

Dez organizações – Avira, Electronic Frontier Foundation, European Network for the Work with Perpetrators of Domestic Violence, G DATA Cyber Defense, Kaspersky, Malwarebytes, National Network to End Domestic Violence, NortonLifeLock, Operation Safe Escape e WEISSER RING – lançaram hoje uma nova iniciativa global designada Coalition Against Stalkerware.

Os programas de stalkerware possibilitam a intrusão na vida privada dos indivíduos e são utilizados como uma ferramenta para abuso em casos de violência doméstica e perseguição. Ao instalarem estas aplicações, os agressores podem ter acesso às mensagens, fotografias, localização geográfica e gravações de áudio ou câmara das vítimas, e, em alguns casos, podem fazê-lo em tempo real.

Estes programas podem ser executados em segundo plano, sem que as vítimas se apercebam do que está a acontecer ou darem qualquer permissão.

De acordo com a Kaspersky, o número de utilizadores que já se depararam com stalkerware cresceu 35%, de 27798 em 2018 para 37532 em 2019. O cenário de ameaças de stalkerware, por seu lado, também se tem vindo a expandir, uma vez que a Kaspersky já detectou 380 variantes de stalkerware em 2019 – mais 31% do que o ano passado.

Até ao presente, não havia nenhuma definição padrão acordada para o stalkerware, nem critérios de decisão, o que tornava particularmente difícil para a indústria de segurança de TI comunicar este tema. Perante estes desafios, os membros fundadores da Coalition Against Stalkerware deram um passo na criação de uma definição própria e na obtenção consensual de critérios de detecção.

Para apoiar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado a 25 de Novembro, a Coalition Against Stalkerware lançou um portal online com o objectivo de “ajudar as vítimas, permitindo facilitar a transmissão de conhecimento entre os membros, desenvolver as melhores práticas para a concepção de software ético e educar o público sobre os perigos associados ao stalkerware”.

Os utilizadores irão encontrar informação sobre o que é o stalkerware, o que fazer, e como se proteger desta ameaça. No website existe uma lista com os indicadores mais comuns para verificar se os utilizadores estão a ser vítimas de stalkerware e quais os passos que devem ou não seguir.

Por exemplo, é importante considerar se a remoção do stalkerware pode vir a causar mais danos, uma vez que o agressor será imediatamente informado pela aplicação e poderá apagar as evidências mais críticas necessárias a uma investigação policial.

Para os utilizadores afectados, a Coalition Against Stalkerware recomenda contactar imediatamente uma organização local de apoio às vítimas ou uma entidade policial que consiga proporcionar medidas de segurança às vítimas.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version