O que são Loot Boxes

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

Durante as partidas de Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) os jogadores defrontam-se em duas equipas (terroristas contra as forças policiais). Durante esses confrontos podem encontrar as chamadas ‘loot boxes’m também conhecidas como ‘loot crates’, que contêm vários objectos aleatórios que podem ser utilizados dentro do próprio jogo e que variam em raridade. Dentro delas estão normalmente skins que permitem alterar o aspecto dos personagens, das armas e armaduras. Estas ‘loot boxes’ foram projectadas como forma de melhorar a experiência de jogo e manter os jogadores a jogar o máximo de tempo possível e, podem ser compradas com dinheiro real, ou através de muitas horas de jogo.

Por exemplo, o jogo Overwatch dá a possibilidade aos jogadores de comprarem ‘loot boxes’ em pacotes aleatório com preços que começam em 1,9 euros para uma única e que vão até aos 39,99 euros para um conjunto de 50. Tal como acontece nos sites de apostas, o jogador não está a comprar os itens que estão dentro das ‘loot boxes’, mas sim a chance de obter um qualquer objecto aleatório que poderá usar durante o jogo. A probabilidade de um jogador conseguir ganhar algo que tenha um valor real naquele contexto não é mostrada, por isso não há forma de saber as hipóteses que tem de ganhar.

As ‘loot boxes’ são jogos de sorte e azar?

Em 2017, o jogo Star Wars Battlefront 2 foi muito criticado porque, para desbloquear os personagens mais conhecidos do universo Star Wars, obrigava os jogadores a aceder a ‘loot boxes’ quer através de compras com dinheiro real quer através de incontáveis horas de jogo.

Muitos consideram que essencialmente as ‘loot boxes’ são jogos de fortuna e azar porque os jogadores usam dinheiro real para fazerem micro transacções que se baseiam apenas em sorte.

O sistema de classificação Pan-European Game Information (também conhecido como PEGI), responsável pela classificação etária do conteúdo dos videojogos, definiu que a classificação das ‘loot boxes’ como sendo, ou não, jogos de fortuna ou azar cabe aos governos dos vários países.

Na América, a Entertainment Software Rating Board (ESRB), que tem competências semelhantes às do PEGI, considerou que, devida à sua natureza voluntária, as ‘loot boxes’ não podem ser consideradas uma forma de jogo de fortuna e azar.

No Reino Unido, a UK Gambling Commission, considera que as ‘loot boxes’ não podem ser consideradas jogos de fortuna e azar, de acordo com a lei britânica, mas deixou o aviso que a linha que separa os jogos de azar e os videojogos estão a ficar cada vez mais indefinidas e que os pais deviam ter atitudes proactivas para proteger as crianças dos riscos dos jogos online.

Num esforço para dar mais transparência a este negócio, em Dezembro de 2017, a Apple definiu que todos os jogos que incluam ‘loot boxes’, que estejam disponíveis na App Store, devem indicar as probabilidades que os jogadores têm de obter vários itens diferentes. Contudo, esta regra não se aplica a jogos como o Dota 2, CS:GO e Overwatch porque não se tratam de jogos para o sistema operativo iOS.

Exit mobile version