FCT, PT Space, ESA e Unbabel lançam o AI Moonshot Challenge

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min

A competição AI Moonshot Challenge desafia equipas de todo o mundo a resolver problemas ambientais complexos através da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias espaciais emergentes.

O AI Moonshot Challenge é o resultado de uma parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Unbabel Labs.

Esta parceria será desenvolvida em estreita colaboração com o Minho Advanced Computing Center (MACC) e é promovida através da Agência Portuguesa de Inovação (ANI).

A edição inaugural do AI Moonshot Challenge vai concentrar-se na Gestão de Resíduos e Sustentabilidade, nomeadamente na detecção, localização e monitorização de resíduos marítimos à escala planetária.

O desafio será combinar fontes de dados de uma variedade de sensores de diferentes tipos, incluindo dados de observação da Terra, para identificar resíduos marítimos ao longo da coluna de água (flutuantes e não flutuantes).

Equipas de todo o mundo irão competir para encontrar a melhor solução para esse complexo problema ambiental, aplicando técnicas avançadas de Inteligência Artificial para analisar grandes quantidades de dados.

Os vencedores apresentarão a sua solução no Web Summit 2020.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version