Crie filtros com o DropIt para mover e guardar ficheiros em pastas específicas

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 6 min

Ter um computador cheio de pastas que se atropelam entre si, ficheiros duplicados e misturados (executáveis com vídeos, por exemplo) é uma visão do inferno. A desculpa da desarrumação organizada já é velha e, além disso, o que mostra é uma certa preguiça em querer arrumar tudo como deve ser. O DropIt é o programa certo para lhe dar mais motivação para arrumar o disco do PC, onde será possível criar regras que vão automatizar a organização de ficheiros.

Passo 1
Faça o download do DropIt e instale o programa, que está disponível também em versão portátil, caso o queira guardar numa pen e usá-lo sem precisar de fazer uma instalação tradicional. Foi o que fizemos: no fim, ficámos com um ficheiro ZIP que abrimos para retirar o EXE e correr o DropIt.

Passo 2
Ao abrir o programa, surge um ícone de grandes dimensões no desktop ou portátil, que pode reposicionar onde quiser. Faça um clique com o botão direito do rato e escolha a opção ‘Associations’. Isto vai abrir a janela ‘Manage Associations’, que tem as regras que vão dizer ao DropIt o que fazer com os ficheiros que arrastar para cima deste ícone. Carregue no botão verde com o sinal mais (+) para abrir uma nova janela de associação de ficheiros. Vamos experimentar isto para organizar um backup de fotografias do nosso smartphone.

Passo 3
Neste caso, o objectivo é criar sub-directórios na pasta de destino (Imagens, no Windows) que dividam as fotos pelos anos em que foram tiradas. Cada uma destas pastas relativas aos anos vai ainda ter outras doze pastas que vão representar os meses, o que vai facilitar, depois, encontrar uma fotografia que foi tirada numa determinada data.

Dê um nome a esta Associação, escolha o tipo de ficheiro (como JPG, por exemplo) e escolha a acção ‘Move’ (para colocar as fotos nas pastas certas). Em ‘Destination Folder’ tem de indicar o local onde se encontra a pasta de destino (através de uma busca pelo Explorador de Ficheiros do Windows); finalmente, tem de seleccionar códigos que lhe vão permitir criar as subpastas ao carregar no ícone do livro: neste caso, %YearTaken% e %DateTaken%, a partir do menu ‘Taken, separando-os por ‘\’, para as dividir pelas pastas dos anos e, dentro destas, dos meses. Clique em ‘Save’ para finalizar.

Passo 4
A regra que acaba de criar fica activa na janela Manage Associations – sempre que quiser modificar alguma coisa, basta clicar com o botão direito do rato em cima da regra e editar as definições que criou no passo anterior. De seguida, abra a pasta que tem as fotos que vai querer organizar com o DropIt, seleccione todos os ficheiros e arraste-os para cima do ícone do programa que tem no desktop. Isto vai fazer abrir a janela ‘Processing with DropIt’ que lhe mostra o avançar do processo.

Passo 5
Se seleccionar alguns ficheiros que não respeitem a regra que criou no passo 3 (como filmes AVI, MOV ou mesmo imagens noutro tipo de formato como PNG ou GIF), o DropIt vai avisá-lo de que não existe uma associação (ou regra) criada e que possa ser usada para fazer a sua gestão. Nesta janela de aviso, pode logo criar uma regra nova (clique em ‘Yes’), dê-lhe um nome e adicione os tipos de ficheiros a ignorar em ‘Rules’. Para filtrar mais que um tipo de ficheiro, separe cada um deles com um ponto e vírgula (;). Nas secção ‘Action’ escolha ‘Ignore’ e depois clique em ‘Save’.

Passo 6
Depois de resolver todos os problemas com os filtros, o DropIt começa a analisar os ficheiros para depois os colocar nas pastas certas. Antes de o fazer, o programa mostra sempre uma lista desses ficheiros para que possa ver que tudo vai correr da melhor forma. Se for este o caso, clique no botão ‘Start’ para dar início à divisão das fotografias pelas pastas.

 

Passo 7
Quando este processo acabar, vá até à pasta de destino para ter certeza de que tudo correu bem. No nosso caso, o DropIt conseguir dividir tudo de forma perfeita pelas respectivas pastas, com directórios criados para os anos e meses. Se tiver fotografias ou imagens que não tenham data incluída no EXIF (um pedaço de informação que tem a data, a hora e até mesmo a local onde a foto foi tirada), estas serão guardadas numa pasta com o nome ‘0’. Neste caso vai ser impossível o DropIt saber a que pasta correspondem: a solução é fazer você mesmo a divisão correcta ou criar uma regra que as vai colocar numa pasta específica. Se quiser seguir esta última sugestão, tem de criar uma regra nova, como explicámos no passo 3.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version