CMU Portugal duplica número de bolsas duais de doutoramento na área das TIC entre Portugal e Estados Unidos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Encontram-se abertas as candidaturas para doze bolsas de doutoramento de grau dual através do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) e financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Após as seis oferecidas o ano passado, o programa vê agora reforçado o número de bolsas.

Os doutorandos que terminarem a sua formação com sucesso recebem dois diplomas, um atribuído pela Carnegie Mellon University e outro pela universidade portuguesa parceira (Universidade de Aveiro, Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho ou Universidade do Porto).

Os prazos para a submissão das candidaturas para o ano académico 2020/2021 variam consoante as áreas de investigação a concurso: 12 de Dezembro para Informática (Computer Science), Interacção Pessoa-Máquina (Human-Computer Interaction), Tecnologias de Língua Falada (Language Technologies), Robótica (Robotics) e Engenharia de Software (Software Engineering); dia 15 para Engenharia e Políticas Públicas (Engineering and Public Policy) e 31 de Dezembro para Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Electrical and Computer Engineering).

As bolsas contemplam o pagamento integral das propinas tanto na CMU como em Portugal, assim como um subsídio mensal durante o período da bolsa. A sua duração é de 5 anos (sendo renovada anualmente), dos quais 3 anos serão passados em Portugal e 2 anos passados na CMU.

Os cursos são totalmente leccionados em inglês, tanto nos Estados Unidos como em Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version