Techdays 2019: Aveiro transforma-se na capital portuguesa da tecnologia durante três dias

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
Aveiro Techdays @rresenden

Está aí a edição de 2019 do Techdays, um evento de tecnologia que acontece há cinco anos em Aveiro e que transforma esta cidade na «capital da tecnologia» em Portugal durante três dias. O Techdays começa hoje e fica em na cidade do Vouga até Sábado.

O grande destaque da edição deste ano é o balanço do primeiro ano do projeto Aveiro Steam City, que, durante um ano, teve como objectivo criar um «município inteligente e sustentável, capaz de garantir uma melhor qualidade de vida para habitantes e melhor experiência para os visitantes».

E é precisamente daqui que nasce uma nova marca: a Aveiro Tech City, que a partir de agora vai servir para comunicar todas as iniciativas deste projecto que assenta no 5G.

Um dos principais programas da Aveiro Tech City é a reconversão dos típicos moliceiros em embarcações eléctricas – o município quer que, em breve, mais de trinta destes barcos deixem os motores a combustível de lado. Para isso, serão instalados «postos eléctricos de abastecimento ao longo dos canais» que atravessam a cidade.

O Aveiro Tech City Bootcamp e as Criatech Residences são outras das duas iniciativas em destaque no Techdays. A primeira é uma «série de três programas de formação para vinte pessoas de cada vez, com a particularidade de apontar a uma taxa de empregabilidade de 90 por cento».

Também na área da formação, as Criatech Residences vão permitir que estudantes ou profissionais de áreas criativas (design, arte ou novas tecnologias da comunicação) «possam colaborar com empresas de base tecnológica na procura de soluções e/ou produtos inovadores», explica a organização.

Com mais de 100 expositores, o Techdays vai receber cinco centros de ciência, quarenta oradores, seis conferências e três torneios de gaming – o programa completo pode ser visto aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version