Storysign chega ao iOS com mais livros

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A StorySign é uma aplicação gratuita que pretende ajudar crianças surdas a aprender a ler de forma autónoma ou com os seus familiares. Em 2019, a Huawei investiu 500 mil dólares em projectos de literacia e disponibilizou 52 novos livros na aplicação StorySign.

A Huawei revelou que a aplicação de interpretação de livros infantis em língua gestual – a StorySign – está agora também disponível para smartphones com sistema operativo iOS.

A Huawei lançou ainda localmente mais quatro novos livros em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e adiciona uma nova língua às 14 existentes – Língua Gestual Americana (ASL). 

A aplicação StorySign, lançada, pela primeira vez, em Dezembro de 2018, foi desenvolvida em conjunto com especialistas e instituições de responsabilidade social ligadas à comunidade surda, para garantir que esta seja uma ferramenta útil para as crianças e para os seus pais.

A aplicação StorySign tem um avatar – a Star –, que orienta as crianças e os seus pais ao longo de cinco histórias pré-seleccionadas, interpretando-as para língua gestual com ajuda de um smartphone que conta as histórias em tempo real.

A ASL, a primeira língua gestual usada nos Estados Unidos, Canadá e países em toda a África, Ásia e América Central, é a língua gestual mais utilizada no mundo e marca um passo importante no objectivo da Huawei de criar ferramentas para que as crianças surdas desenvolvam a sua capacidade de leitura e assim consigam uma melhor integração na sociedade.

90% das crianças surdas nascem com pais que ouvem e não têm acesso imediato à língua gestual, o que leva a uma dificuldade acrescida no processo de aprendizagem. Ao disponibilizar o StorySign para um número cada vez maior de pessoas, a Huawei quer alertar para os desafios das crianças surdas na altura de aprender a ler.

Os quatro novos livros que podem ser lidos com a aplicação do StorySign, estão disponíveis em 11 países, treze idiomas, o que perfaz um total de 52 novos livros em todo o mundo. Adicionalmente, o investimento de 500 mil dólares por parte da Huawei na parceria com a European Union of the Deaf (EUD), para financiar projectos de literacia para surdos por toda a Europa, reforça ainda mais o compromisso da Huawei para o futuro.

A app StorySign pode ser descarregada de forma gratuita através da Huawei AppGallery da Google PlayStore ou da App Store da Apple.

Biblioteca StorySign disponível em Portugal

Onde está o Bolinha – Eric Hill (2019)
Há um Dragão no meu livro – Tom Fletcher (2019)
Dez minutos…e cama Monstrinho Querido – Rhiannon Fielding (2019)
Dez minutos… e cama Pequeno Unicórnio – Rhiannon Fielding e Chris Chatterton (2019)
A festa de anos do Bolinha – Eric Hill (2018)

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version