SERES: Mais de 60% dos países já estão a utilizar a factura electrónica

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Um estudo efectuado pela SERES, revela que actualmente, 63,1% dos países nos cinco continentes já estão a utilizar a factura electrónica, seja por iniciativa própria das empresas, ou por exigência legal.

A Europa e a América (principalmente os países da América Latina) lideram a utilização da factura electrónica no mundo, segundo revela o estudo da SERES. Nestas regiões, grande parte do sucesso da utilização da factura electrónica deve-se aos quadros legislativos desenvolvidos pelos vários governos e sectores de actividades com vista a acelerar a sua implementação através da utilização obrigatória.

A Ásia, com uma implementação de 64,4 %, segue de perto a Europa e a América. Já a África com 34,5 %, e a Oceânia com 21,4 %, ocupam os últimos lugares do ranking mundial da utilização da factura electrónica.

A Europa é o continente onde se regista o maior índice de obrigatoriedade, resultante da estratégia Digital definida pela UE e no âmbito da qual foi estipulada a obrigatoriedade da utilização da factura electrónica em todas as transacções com as Administrações Públicas nos países membros.

Nos outros continentes, a forma de utilização mais generalizada da factura electrónica é a utilização involuntária. Ou seja, os governos aceitam a factura electrónica como válida e são as empresas que, ao verem as suas vantagens, promovem a sua utilização.

A experiência, os ajustes e os erros que marcaram este percurso determinam hoje o seu futuro. A compatibilidade entre fornecedores, sistemas, formatos e legislações nacionais, decorrentes em grande parte de enquadramentos legais distintos, contribuíram para abrir o caminho à massificação da utilização da factura electrónica.

Paralelamente, muitos países iniciaram o processo através da criação de portais de facturação electrónica na Internet, que, no entanto, não são nem user-friendly nem customer oriented.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version