Microsoft apresenta computador com dois ecrãs Surface Neo e regressa ao mercado dos smartphones com Surface Duo

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Há mais de 10 anos que são publicadas regularmente notícias que dão conta que a Microsoft estaria a desenvolver um dispositivo com dois ecrãs, mas até agora não têm passado de rumores.

Finalmente, este ano, a empresa decidiu dar o passo e na conferência de apresentação de hardware, realizada no dia 2 de Outubro, mostrou ao mundo um dispositivo com dois ecrãs a que decidiu chamar Microsoft Surface Neo. Em conjunto com ele Panos Panay, o responsável pelo hardware na Microsoft, também mostrou o Surface Duo, um dispositivo semelhante ao Surface Neo, mas com ecrãs mais pequenos, capacidade de fazer e receber chamadas e que utiliza o sistema operativo Android.

O ‘twist’ da apresentação destes dois produtos é que apenas estarão disponíveis a partir do quatro trimestre de 2020.

Microsoft Surface Neo

[ngg src=”galleries” ids=”3″ display=”basic_imagebrowser”]O novo computador com dois ecrãs é muito semelhante a alguns modelos que a Lenovo apresentou há já algum tempo, mas em vez de ter um ecrã LCD e um e-ink, tem dois ecrãs LCD (ou OLED, não podemos dizer com certeza porque a Microsoft não nos forneceu informação oficial sobre as características, para além do que foi falado durante a apresentação). Os ecrãs podem ser rodados até 380 graus para os adaptar à tarefa que o computador estiver a desempenhar no momento.

Durante a apresentação também foi dito que o processador será um Intel Lakefield optimizado para utilização em dispositivos com dois ecrãs que tem um GPU integrado um pouco diferente dos que habitualmente habitam nos processadores Intel.

O Surface Neo tem uma espessura mínima de 5,2 mm e é revestido a vidro Gorilla Glass.

Tal como acontece com os outros Surface, o Neo também pode ser usado com caneta e teclado. Mas, no caso do Surface Neo, tanto um, como o outro têm características diferentes das habituais:

A caneta pode ser carregada por indução e fixa-se magneticamente à parte de trás do chassis para carregamento por indução.

O teclado é Bluetooth e pode ser utilizado de várias formas:

Se o teclado estiver posicionado directamente em cima de um dos ecrãs, junto ao rebordo do ecrã, a parte restante que fica descoberta mostra o que a Microsoft chama “Wonderbar” que reúne funcionalidades que podem ser utilizadas na aplicação que estiver em primeiro plano (um pouco como já acontece com a Touchbar dos Macbook Pro), se estiver posicionado mais junto à dobradiça entre os ecrãs, a parte visível transforma-se num touchpad semelhante à que vem em praticamente todos os computadores portáteis.

Por fim, o teclado também pode ser utilizado separadamente do computador.

Este novo dispositivo utiliza o novo sistema operativo Windows 10X, que foi desenhado especialmente para ser utilizado em dispositivos com mais de um ecrã.

Surface Duo

O Surface Duo é um smartphone dobrável, mas em vez que usar uma solução semelhante à que foi utilizada no Samsung Galaxy Fold ou no Huawei Mate X, a Microsoft optou por usar dois ecrãs com 5,6 polegadas que estão unidos por uma dobradiça com os mesmos 360 graus de movimento possível.

O sistema operativo será o Android, embora não tenha sido mencionada a versão, a Microsoft disse que a versão que está no Duo foi desenvolvida em conjunto com a Google de forma a melhorar o mais possível a experiência de utilização em dois ecrãs.

Calem-se e levem o meu dinheiro!

Infelizmente estes dois dispositivos ainda não estão disponíveis ao público em gerale só devem chegar no último trimestre de 2020. No entanto, durante a apresentação foi dado a entender que devem ser disponibilizados à comunidade de programadores para que possam desenvolver novas aplicações e experiências de utilização que tirem partido do novo formato.

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version