Microsoft apresenta novos Surface

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

A Microsoft realizou hoje o seu evento anual de apresentação do novo hardware que vai chegar às lojas a tempo para as compras de Natal. A maioria dos produtos apresentados já tinha sido mostrada em vários ‘leaks’ que andaram pela Internet semanas antes da apresentação oficial.

Surface Laptop 3

A nova geração de portáteis da Microsoft vai estar disponível com ecrãs de 13 e de 15 polegadas e processadores Intel de décima geração e (pela primeira vez) AMD Ryzen, a que a Microsoft chamou ‘Ryzen Microsoft Edition’ por ter sido afinado em conjunto com a AMD e incluir núcleos de processamento desenhados especialmente para os Surface.

Outra novidade será a possibilidade de comprar o novo Surface Laptop com ou sem revestimento de tecido a rodear o teclado. Antes apenas estava disponível uma versão com tecido.

A Microsoft anunciou também que estes portáteis e também os novos tablets Surface Pro 7 terão um sistema de carregamento rápido da bateria que, segundo a empresa, permite carregar a bateria até 80% da sua capacidade em menos de uma hora.

Os novos Surface Laptop 3 irão, finalmente, ter entradas USB Type-C.

Uma das grandes críticas que era feita ao Surface Laptop era que as reparações eram muito difíceis devido a usar muita cola para segurar a peça que rodeia o teclado ao resto do chassis. A Microsoft decidiu resolver este problema com um fecho mais fácil de operar para facilitar o acesso às entranhas do computador.

Os Surface Laptop 3 vão estar disponíveis em Outubro nos EUA, com preços que começam nos 999 dólares para a versão de 13 polegadas e de 1199 dólares para a versão de 15 polegadas.

Surface Pro 7

A apresentação dos novos Surface Pro centrou-se muito à volta da experiência de utilização e da integração da escrita natural com as aplicações do Office, nomeadamente o Word e o Excel. 

[ngg src=”galleries” ids=”2″ display=”basic_slideshow”]Agora será possível escrever directamente em cima de células de Excel e o programa interpreta a escrita e passa-a para dados que podem ser usados na folha de cálculo. Da mesma forma será possível usar a caneta do Surface para fazer edições directamente em cima de ficheiros Word.

O Surface Pro 7 será vendido nos EUA a preços que começam nos 749 dólares.

Surface Pro X

Quase sete anos depois do lançamento do Surface RT, o tablet original da Microsoft que tinha um processador com arquitectura ARM e um Windows especialmente feito para este hardware, chamado Windows RT, a Microsoft apresentou um novo tablet com processador ARM, o Surface Pro X.

Esta nova tentativa de lançamento de um produto ARM só é possível devido aos avanços que a empresa fez na forma como o seu software aproveita vários tipos de hardware diferentes e que permite, por exemplo, executar aplicações feitas para processadores X86 em processadores ARM, que funcionam de forma diferente.

O processador empregue no Surface Pro X foi desenhado pela própria Microsoft e inclui um chip Snapdragon da Qualcomm, processador para inteligência artificial e um processador gráfico. O ecrã é de 13 polegadas com 2880 x 1920.

O Surface Pro X tem ligação a redes móveis 4G e entradas USB Type-C, tal como o Surface Pro 7.

O sistema de armazenagem SSD M.2 é amovível para que o utilizador possa fazer upgrade da capacidade.

Tudo num produto com 5,3 milímetros de espessura e 760 gramas de peso.

O teclado/capa esconde a caneta que é recarregável e tem uma forma diferente da que acompanha os outros Surface Pro.

O Surface Pro X estará disponível este ano por 999 dólares.

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version