Lisboa é caso de estudo na implementação da Plataforma Urbana da NEC para cidades inteligentes (Vídeo)

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A NEC Corporation, através da sua filial em Portugal, produziu um caso de estudo e um vídeo sobre a implementação da sua solução de Plataforma Urbana CCOC (Cloud City Operations Center) no município de Lisboa.

Este projecto, lançado em 2017 em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, agrega, gere e disponibiliza dados relevantes obtidos a partir de sistemas de informação municipais e de mais de 30 instituições públicas e privadas.

Esta plataforma possui uma estrutura conceptual de dados e uma arquitectura de sistemas que permitem que a informação contida nas múltiplas aplicações sectoriais do município seja integrada. Isto significa que a informação pode ser consolidada com acesso multiformato, permitindo apresentar os principais indicadores e vectores do município e possibilitando uma gestão colaborativa e integrada de toda a actividade operacional da cidade.

Baseada em Fiware, uma plataforma de middleware open source, a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa tira partido da tecnologia IoT e de APIs abertas para recolher, armazenar e analisar dados.

Para o Director-Geral da NEC Portugal, João Fernandes, “a eficiência de múltiplos serviços da cidade teve uma clara melhoria graças aos dados recolhidos através dos sensores de IoT, que são posteriormente analisados e convertidos em informações úteis para os gestores e utilizadores desses serviços”.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version