INCoDe.2030 lança instrumento de avaliação de competências digitais

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min

A Iniciativa Nacional em Competências Digitais e.2030 lançou o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), um instrumento de avaliação as aptidões digitais da população.

O QDRCD foi desenvolvido em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), da Direcção-Geral de Educação (DGE), da Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e António Moreira e Margarida Lucas da Universidade do Aveiro.

Baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos (Digital Competence Framework for Citizens), o QDRCD tem três objectivos: apoiar a definição de políticas e estratégias; desenhar programas de educação; e avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

O documento contempla cinco áreas de competência: Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade, e Desenvolvimento de Soluções.

O nível de proficiência, que inclui exemplos de uso no dia-a-dia, vai do básico ao altamente especializado.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version