Google adiciona novos controlos de segurança e privacidade aos seus serviços e produtos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Google explica que quando o utilizador activa o modo de navegação anónimo no Google Maps, a sua actividade, tal como os lugares pesquisados não será guardada na sua conta e não será utilizada para personalizar a sua experiência no serviço.

O utilizador pode activar o modo de navegação anónimo ao tocar na sua foto de perfil e, desactivá-lo posteriormente para obter informações sobre o trajecto e outras funcionalidades personalizadas. O modo de navegação anónimo vai estar disponível nas próximas semanas para os dispositivos Android e muito em breve para iOS.

A Google está a disponibilizar uma funcionalidade que permite ao utilizador do YouTube apagar automaticamente os dados do histórico. O utilizador apenas tem de seleccionar o período – 3 ou 18 meses tal como no histórico de localização.

A partir de agora, quando o utilizador do assistente virtual da Google disser “Ok Google, como mantém a minha informação segura?”, a empresa responde com informação sobre o seu trabalho para manter a informação privada e segura.

Brevemente, o utilizador poderá excluir conversas dizendo apenas frases como “Ok, Google, apaga a última coisa que eu disse” ou “Ok, Google, apaga tudo o que eu disse na semana passada”.

O utilizador não vai precisar de activar qualquer um destes recursos pois irão funcionar automaticamente sempre que pedir ajuda ao assistente. Caso solicite a exclusão de mais de uma semana de conversas, o assistente irá direccionar o utilizador para a página das definições da sua conta para concluir este processo. Este controlo estará disponível em inglês em breve e ao longo do próximo mês estará disponível em todos os outros idiomas.

A Google anunciou também que tem uma nova versão do seu gestor de palavras-passe que guarda e protege automaticamente todas as palavras-passe dos utilizadores. Agora, e com um clique, o novo gestor de palavras-passe informa automaticamente se alguma das palavras-passe é fraca, reutilizada ou se foi exposta a uma violação por parte de terceiros.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version