Corsair Harpoon RGB Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Apesar de não ser fã da tecnologia de comunicações sem fios, quando adaptada ao material de gaming, tenho de admitir que já percorreu um grande caminho e que hoje está mais aceitável jogar com um rato sem fios do que há alguns anos. Já para não falar do preço. Um rato sem fios para jogos é normalmente substancialmente mais caro que um com características equivalentes, mas que se tem de ligar com um cabo ao computador.

Por €60 euros este Harpoon RGB Wireless da Corsair é uma das propostas para jogar sem fios, mais em conta no mercado neste momento. O mais importante neste tipo de material é o conforto e o Harpoon é um rato muitíssimo bem construído e com grau de conforto na utilização bastante alto, principalmente quando se fala de sessões mais longas.

O Corsair Harpoon RGB Wireless é um rato muito simples, que se parece com outros modelos, mesmo os pensados para utilizações “mais sérias”. Tem 6 botões programáveis e uma única zona iluminada, na área onde está o logo da empresa.

O Harpoon é todo preto e tem uma forma que lhe permite ser utilizado tanto em estilo ‘palma’, como ‘claw’. Dos lados, nas zonas onde de um lado fica o polegar e do outro ficam o mindinho e o anelar, existe um revestimento em borracha para que os dedos fiquem mais ou menos na mesma posição durante o jogo. Por defeito, o botão que está colocado logo abaixo da roda serve para alterar a sensibilidade do sensor, até um máximo de 10000 dpi, e logo a velocidade do apontador no ecrã. Do lado esquerdo estão dois botões que podem ser programados com funções do jogo, ou aplicação, que estiver a usar no momento. Todos os botões têm um curso correcto e dão impressão de serem muito sólidos para aguentarem muitas horas de utilização.

Outra coisa de que não sou mesmo nada fã é dos sistemas de iluminação que hoje existem em muito do material informático, principalmente no que é vendido especialmente para o mercado de jogos. Neste caso específico a existência de uma única zona de iluminação e logo exactamente por baixo do sítio onde assenta a palma da mão do utilizador parece algo desnecessário e que se não estivesse lá até podia fazer com que o rato fosse ainda mais barato. Felizmente pode-se desligar através do software da Corsair.

O dongle USB que permite usar a ligação sem fios Slipstream da Corsair.

O Harpoon oferece várias possibilidades de ligação ao computador, que vão desde um cabo USB para os mais puristas, Bluetooth ou através da tecnologia Slipstream de 2,4 GHz da própria Corsair.

O software da Corsair permite a programação dos botões e do sistema de iluminação. Não sendo dos mais simples de usar, também não é dos mais difíceis. Para além do hardware da marca, as versões mais recentes deste software também permitem monitorizar alguns aspectos do computador, como a temperatura do processador e GPU, ou as velocidades das ventoinhas do sistema.

Quando se utiliza o Harpoon em modo sem fios, a Corsair anuncia um tempo de vida entre cargas de 60 horas, se tiver a iluminação desligada e usar Bluetooth. Por outro lado, se usar a ligação Slipstream, a autonomia baixa para as 45 horas, também com a iluminação desligada.

Nos meus testes a bateria durou cerca de 55 horas em Bluetooth e cerca de 40 horas em Slipstream. Ou seja, consegue-se usar durante mais ou menos uma semana seguida com uma única carga. E se por qualquer motivo, a carga acabar, pode sempre ligá-lo através do cabo USB incluído.

Testei o Harpoon RGB Wireless com jogos de vários tipos, de FPS à estratégia e o rato esteve sempre à altura do desafio, sem qualquer tipo de lag que se note.


Distribuidor: Corsair

Contacto: corsair.com

Preço: €59,99


Ficha Técnica

Ligação: USB 2.0 Type-A, Bluetooth, Corsair Slipstream
Resolução: 10000 dpi
Iluminação RGB: 1
Número de botões: 6
Peso: 99 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version