Como calibrar a bateria do portátil com o Windows 10

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

À medida que usa o seu computador portátil com Windows, a bateria passa por vários ciclos de carga e descarga que vão degradando lentamente a capacidade de manter carga durante mais tempo. Isto pode fazer com que o sistema operativo deixe de dar uma indicação correcta da quantidade de energia que a bateria ainda tem durante o uso.

Por exemplo, o Windows pode reportar que a bateria ainda tem carga suficiente para trabalhar durante duas horas, mas ao fim de 45 minutos, recebe um aviso a indicar que a máquina se vai desligar por falta de energia.

Depois de recalibrar o sistema de medição da bateria vai ter uma indicação mais precisa da carga e, apesar de descobrir que a bateria já não tem a capacidade de outros tempos, não vai ficar com um dispositivo que deixa de trabalhar de repente.

Como recalibrar a bateria

Muitos computadores portáteis incluem uma ferramenta de calibragem da bateria no software de configuração do BIOS. Por isso, se se sentir confortável a aceder ao BIOS, use-a. Alguns fabricantes não incluem essas ferramentas, por isso não se assuste se não a encontrar no seu computador.

Outros fabricantes optam por incluir uma ferramenta de calibragem no Windows que vem instalado nos seus produtos para facilitar o processo. Contudo, este tipo de ferramentas não é comum, por isso, na maioria dos casos, o utilizador tem de “meter as mãos na massa” para calibrar a bateria.

O processo não é difícil, no entanto envolve carregar e descarregar a bateria, o que pode demorar algum tempo. Aqui estão os passos para o fazer:

Altere o plano de energia

Antes de iniciar o processo de calibragem, tem primeiro de alterar as definições de energia para evitar que o computador entre em hibernação ou suspensão cedo demais. Isto serve para quando estiver a descarregar a bateria para a calibrar, o consumo de energia seja mais ou menos linear até a bateria ficar vazia. Se o computador suspender a meio do processo, a calibragem não fica bem-feita.

Clique com o botão direito do rato em cima do ícone de bateria que está na ‘Barra de tarefas’ e escolha a opção ‘Opções de energia’. Clique em ‘Alterar o modo de suspensão do computador’ que está na coluna da esquerda na janela.

Nos menus ‘Desligar o ecrã’ e ‘Colocar o computador em hibernação’, por baixo da indicação ‘Em bateria’, escolha a opção ‘Nunca’.

De seguida clique em ‘Alterar definições avançadas de energia’.

Na lista, clique no sinal ‘+’ junto à palavra ‘Bateria’.

Depois clique no sinal ‘+’ junto a ‘Acção de bateria muito fraca’ para ver as opções desse item. Escolha a opção ‘Hibernar’.


De seguida clique no sinal ‘+’ junto a ‘Nível de bateria muito fraca’.

Na indicação ‘Em bateria’ clique na seta para baixo para o valor mais baixo que for possível (a indicação mínima pode chegar a zero, mas quando a aplica o sistema muda-a para o valor mais baixo que o computador aceita).

Clique em ‘Aplicar’ e depois em ‘OK’.

Carregue a bateria

Chegou o momento de carregar a bateria a 100%. Quando estiver completamente carregada, deixe o computador ligado à corrente e espere que a bateria arrefeça. Dependendo da máquina, o arrefecimento pode demorar algumas horas.

Desligue o computador da corrente e deixe a bateria descarregar

Depois da bateria arrefecer pode desligar o cabo de alimentação. Pode usar o computador durante este tempo, a única coisa que tem de ter em atenção é que ele não pode entrar em hibernação.

Volte a carregar a bateria

Depois da bateria descarregar completamente e o computador se desligar, volte a ligá-lo à corrente e carregue a bateria até aos 100%. Também pode usar o computador enquanto ele estiver a carregar.

Quando o carregamento estiver completo, o valor de carga da bateria que o computador reportar deve ser muito preciso que antes, o que lhe dá uma ideia melhor do tempo que a carga vai durar.

Reponha o plano de energia

Agora que a bateria está calibrada, reponha o plano de energia do Windows para o estado em que estava antes da calibragem para poupar alguma energia quando não está a usar o computador.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version