Canon G5 X Mark II

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Face ao modelo original, esta G5 X ganha um corpo mais compacto e perde o compartimento do visor electrónico a imitar as reflex, o que torna a máquina mais transportável que a antecessora. Isto não significa que o visor tenha desaparecido, pois este reaparece quando pressionar um botão, tal como o flash, que se encontra centrado com a posição da objectiva. Curiosamente, estas soluções, tal como o funcionamento do ecrã táctil basculante (desce até 45 graus e sobe até 180), vão ao encontro daquilo que a sua principal rival (série RX100 da Sony) já o fazia, há alguns anos.

A G5 X Mark II traz um novo sensor CMOS de uma polegada de 20,1 MP, capaz de captar imagens de elevadíssima qualidade, com a particularidade de estar integrado ao processador de imagem DIGIC 8, solução esta que permite aumentar significativamente a velocidade, não só do sistema de focagem automática por detecção de contraste (continua a nãoter detecção por fases), como na própria captação, com 30 fps, em RAW e modo de disparo contínuo.

Outra melhoria importante foi na vertente do vídeo: finalmente temos 4K até 30p, utilizando toda a superfície do sensor. Infelizmente, continua a faltar a possibilidade de utilização de um microfone externo. Ainda no vídeo, destaque para novos modos, como o vídeo timelapse em 4K, com a possibilidade de usar um filtro ND integrado, para facilitar o controlo da exposição em locais muito luminosos, ou em situações de longa exposição. Se preferir a câmara lenta, poderá captar até 120 fps, embora limitado a 1080p.

Esta Canon G5 X Mark II conta ainda com ligação Bluetooth e Wi-Fi, permitindo assim emparelhar facilmente com o seu smartphone, para uma partilha imediata das suas fotografias nas redes sociais. E, já que falamos em smartphones, esta câmara tem na objectiva estabilizada o grande trunfo face aos dispositivos móveis, pela excelente qualidade e versatilidade proporcionada pela mesma, com uma amplitude focal equivalente (em 35 mm) de 24 a 120 mm, com uma abertura máxima f/1.8 a f/2.8.


Distribuidor: Canon

Site: canon.pt

Preço: €995 (só corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 20,1 MP (CMOS 1”)
Processador de Imagem: DIGIC 8
Ecrã: 3 polegadas, táctil
Gravação de Vídeo: 4K a 25 fps, FullHD a 60 fps
Objectiva: 24 – 120 mm f/1.8 – f/2.8
Dimensões: 110,9 x 60,9 x 46 mm
Peso: 340 gr

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version