Asustor AS4004T

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os dispositivos de rede com mais de 1 Gbps estão a chegar aos poucos ao mercado doméstico. Exemplo disso é este NAS da Asustor que já traz uma entrada RJ-45 para as ligações de rede a 10 GBps, além da habitual ligação de 1Gbps, que neste caso são duas. Já que estamos a falar de ligações, o AS4004T tem mais duas entradas USB 3.1 para a ligação de unidades de disco externas ou de outros dispositivos, como impressoras.

Tal como a referência deste NAS da Asustor indica, trata-se de uma unidade que tem quatro baias para discos de 3,5 polegadas que aceita tanto unidades mecânicas, como SSD SATA. O processador é um Marvell Armada com dois núcleos, que funcionam a uma velocidade máxima de 1,6 GHz, e 2 GB de memória RAM que não podem ser expandidos.

Tal como acontece em dispositivos deste tipo, de outros fabricantes, a montagem dos discos é muito simples e pode ser feita sem necessidade de usar qualquer ferramenta: basta retirar o suporte encaixar o disco e voltar a inseri-lo no frontal do NAS – simples. Este NAS tem ainda uma peça frontal para proteger os discos que se prende à unidade com recurso a ímanes – a qualidade de construção é muito boa e o dispositivo tem um aspecto bastante sólido.

Já do lado do software, este NAS pode ter configurações em single disk, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10, e é ainda capaz de desempenhar muitas tarefas como a de servidor de email, servidor FTP, ligar-se e sincronizar-se automaticamente com os principais serviços de armazenamento em cloud, como o OneDrive, Google Drive ou Dropbox (entre outros), servidor de VPN, gravador de imagem para sistemas de videovigilância ou transcodificar ficheiros de vídeo em tempo real para que possam ser reproduzidos com a melhor qualidade possível em qualquer dispositivo. Tal como em todos os outros NAS, também este Asustor tem de uma interface de configuração que pode ser usada através de um browser.

Infelizmente, não temos ligações de rede de 10 Gbps na nossa redacção, por isso não conseguimos testar o AS4004T no máximo das suas capacidades. Ainda assim, usámos o nosso habitual teste de velocidade através de a cópia de um conjunto de ficheiros que ocupam 4,7 GB de e para o NAS.

Para tal, usámos um PC com um processador Intel Core i7-8700 com seis núcleos físicos, 32 GB de memória RAM, um SSD M.2 da Western Digital com 512 GB e o Windows 10 Pro. No NAS instalámos quatro discos Ironwolf da Seagate de 4 TB que são vendidos de propósito para utilização em NAS configurados em RAID 0 para tentar obter o máximo de desempenho desta unidade à custa da redundância dos dados.
Como seria de esperar a velocidade que obtivemos ando muito perto da capacidade máxima que uma ligação de rede gigabit consegue debitar. Assim conseguimos uma velocidade média de 94,7 MB por segundo na escrita e de 99 MB por segundo na leitura.


Distribuidor: Asustor

Site: asustor.com

Preço: €359,90 (sem discos)


Ficha Técnica

Processador: Marvell ARMADA-7020 a 1,6GHz (dois núcleos)
Memória: 2 GB DDR4
Armazenamento: 512 MB DOM
Expansão: 4 x SATA3 6Gb/s, 3.5″/2.5″ HDD/SSD (até 64 GB)
Configurações dos discos: Single disk, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6 e RAID 10
Ligações: USB 3.1 Gen 1 x2, Gigabit Ethernet x 2, 10 Gigabit Ethernet
Dimensões: 170 x 174 x 230 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version