24 equipas participaram no hackathon “Hacking Health”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Glintt Inov

Organizado pela Glintt Inov, o “Hacking Health” contou com o apoio da Taikai, da Microsoft, da Oracle e da OutSystems.

Este hackathon ocorreu a 11 de Outubro e, durante o dia, desafiou os participantes a pôr a sua criatividade à prova ao criarem novas soluções tecnológicas aplicadas à saúde.

Neste sentido, foram mais de 90 os participantes que aceitaram o desafio: durante 18 horas procuraram encontrar soluções inovadoras, através das tecnologias de ponta da Microsoft, Oracle e OutSystems.

Desta forma, o projecto medGPS, baseado na tecnologia OutSystems, foi o grande vencedor desta primeira edição do “Hacking Health”, que consiste numa aplicação para os dispositivos móveis que irá facilitar a forma como o utente obtém a informação da disponibilidade de um determinado Produto ou Medicamento.

Para além do primeiro prémio, foram atribuídas duas menções honrosas. O projecto Pharma.QUEST, baseado em tecnologia Oracle, um assistente virtual facilitador de acesso aos cuidados de saúde, no qual – a partir da informação da Receita sem Papel -, o bot identifica os produtos e as farmácias mais perto que poderão aviar o pedido.

Desta forma, através de linguagem natural, o bot irá orientar o utilizador de forma intuitiva para obter a medicação, agilizando o início do plano de tratamentos.

A outra menção honrosa foi para o projecto EVA, um chatbot, também baseado em tecnologia Oracle. Através do chatbot é possível resolver um problema técnico sem requerer ajuda externa humana. Para situações em que é imperativo a presença de um técnico, a Eva também pode optimizar esse processo, tentando perceber o que está errado, com o quê e qual a criticidade, aumentando a eficiência da comunicação entre o utilizador e o técnico ideal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version