Windows instalado a partir da cloud? Vai ser possível.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Até agora o processo de reinstalação do Windows tinha de passar necessariamente por usar um suporte (DVD ou pen USB) com os ficheiros de instalação. Isto fazia com que fosse necessário perder tempo a descarregar ficheiros e a passá-los para o suporte, o que por vezes corre mal e tem de se recomeçar.

Já para não dizer que depois de se instalar o sistema operativo terá de perder mais tempo a instalar as actualizações que foram lançadas desde o momento em que o suporte foi gravado.

Mas a Microsoft quer acabar com isto, a última versão de teste da futura actualização do Windows 10, que chegou recentemente aos utilizadores que fazem parte do ‘Fast Ring’ (utilizadores de teste prioritários), inclui, para além do ‘modo tablet’, uma opção ‘download Windows’ para quando quiser repor o sistema operativo. Solução que já existe há muito tempo no sistema operativo do Macintosh da Apple.

Com esta nova opção os utilizadores que quiserem repor o sistema operativo terão sempre acesso à versão mais recente do Windows directamente dos servidores da Microsoft. Sem pen USB, ou cópia de segurança.

A Microsoft diz que durante o processo vai remover todas as aplicações e dados que estão no sistema de armazenamento do computador se escolher a opção de ‘remover tudo’.

Esta funcionalidade ainda está em testes, por isso, se conseguir deitar a mão a uma destas versões do Windows 10, não se esqueça que não é uma boa ideia usá-la num computador que seja usado para “coisas sérias” porque o sistema operativo pode não estar ainda muito estável.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version