Wiko View3 Lite

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Depois de termos testado o topo de gama da Wiko, o View 3 Pro, chega a vez de vermos o que vale mais um dos smartphones desta gama, neste caso, o modelo com as especificações mais humildes: o Lite. Os benchmarks que corremos neste Wiko não mentem e mostram que estamos perante um dos mais modestos smartphones que passou pela PC Guia este ano, com os resultados a levá-lo até ao fundo da tabela – pior neste departamento só mesmo outro smartphone da Wiko (o View 2) e o Hisense H12 (não estamos a contar, sequer, com o Neffos C7 nestas contas).

Mas, lá está, este é um daqueles casos em que os números podem ser bastante enganadores em relação ao uso normal de um smartphone. Mesmo com características de gama baixa, o View3 Lite tem tudo aquilo que é necessário para quem gastar muito dinheiro com um smartphone é impensável – uma boa câmara, um bom e grande ecrã e um design minimalista, onde sobressai o efeito de gradiente em tons de azul na traseira (a versão Night Blue; também há uma versão em Rosa, a Blush Gold, e outra que mistura azul com cinza, a Arctic Bleen). À frente, a câmara de selfies está num notch bastante pequeno (quando é assim, costuma chamar-se ‘gota’) e área total do display está bem aproveitada, embora tivéssemos gostado de ver uma base preenchida até ao fim com ecrã.

Curioso é o facto de o View3 Lite ter conseguido mais tempo de bateria que o Pro, uma vez que este elemento é igual nos dois equipamentos: 4000 mAh. A diferença de mais de uma hora (foram quase cem minutos) talvez seja explicada pela optimização que o Android Pie faz dos componentes que este Wiko oferece, entre os quais estão um CPU Unisoc octa-core de 1,6 Ghz e uma placa gráfica IMG 8322 que acabam por fazer um óptimo trabalho, no geral. Juntamos a isto uma qualidade bastante aceitável na gravação de vídeo e nas fotografias, que, na câmara traseira, conta com uma lente secundária de 2MP para fazer imagens com efeito de profundidade de campo, ou seja, destacar o elemento em, primeiro plano e desfocar o fundo.


Distribuidor: Wiko

Site: pt.wikomobile.com

Preço: €159


Benchmarks

  • AnTuTu: 73 569
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 9993
  • PCMark 8 Work: 4726
  • PCMark 8 Autonomia: 742 minutos

Ficha Técnica

Processador: Unisoc SC9863A (octa-core a 1,6GHz)
Memória: 2 GB
Armazenamento: 32 GB (expansível até 128 GB)
Câmaras: 15 MP (traseira) + 5 MP (frontal)
Ecrã:6,09” IPS HD+ (1560 x 720), 282 ppi
Bateria: 4000 mAh
Dimensões: 155,5 x 73 x 8,7 mm
Peso: 160 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version