TP-Link Deco E4

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os kits mesh têm como objectivo levar o sinal Wi-Fi a toda a casa, eliminando os pontos mortos em que o sinal é tão mau que nem se consegue aceder à Internet – tudo sem a necessidade de se tirar um curso de redes para instalar e configurar um sistema destes. Há tempos testei a primeira versão do kit mesh Deco da TP-Link e agora chegou a vez do novo Deco E4 que, em termos de aspecto, são completamente diferentes dos dispositivos originais.

Em vez de discos, os E4 são pequenas torres brancas e cinzentas com duas entradas para rede com fios (RJ-45) capazes de comunicar a uma velocidade máxima de 100 Mbps. A entrada de energia está na base; na parte de cima está um LED que ilumina o logo da TP-Link e que tem como objectivo mostrar se esse dispositivo está a funcionar correctamente. Este design oferece uma grande vantagem: o facto de os dispositivos estarem na vertical dá mais espaço para as antenas, o que faz com que a comunicação sem fios entre os dispositivos do kit, e entre eles e os terminais (computadores, smartphones, etc), seja mais fácil.

Tal como se passa com todos os outros dispositivos deste tipo, toda a configuração é feita através de uma aplicação gratuita que está disponível para iOS e Android. A aplicação permite, além da configuração, implementar um esquema de segurança, definir dispositivos prioritários, controlos parentais e criar uma rede Wi-Fi separada para convidados.

As ligações com fios dos Deco E4 servem três propósitos: em primeiro lugar são o ponto onde se liga o router fornecido pelo operador, para que todos os dispositivos ligados por Wi-Fi tenham acesso à Internet; em segundo, servem para, opcionalmente, permitir a ligação com fios entre os vários dispositivos que compõem o kit, o que dá uma maior estabilidade à rede; em terceiro, permitem a ligação de dispositivos que não tenham ligação à rede sem fios.

A ligação com fios é o ponto fraco deste kit, porque o facto de só ir até aos 100 Mbps faz com que limite muito o acesso à Internet a quem tem mais velocidade de acesso contratada ao operador. No entanto, a velocidade entre dispositivos na rede sem fios é muito interessante: nos nossos testes obtivemos uma velocidade média de upload (entre dois computadores ligados à rede sem fios) de 67 Mbps; já nos downloads, chegámos aos 88 Mbps, em média, quando usámos a rede Wi-Fi na banda dos 2,4 MHz. Já quando passámos para os 5 GHz, registámos, em média, 92 Mbps nos downloads e 98 nos uploads.


Distribuidor: TP-Link

Site: tp-link.com

Preço: €169,70


Ficha Técnica

Ligações com fios: 2 x 10/100Mbps WAN/LAN
Memória flash: 16 MB
Memória RAM: 128 MB
Antenas: 2 x antenas dual band por dispositivo
Normas Wireless: IEEE 802.11 ac/n/a 5 GHz, IEEE 802.11 b/g/n 2.4 GHz
Frequências: 2,4 GHz e 5 GHz
Segurança Wireless: WPA-PSK/WPA2-PSK
Modos de funcionamento: Router, Access Point
Dimensões: 190,5 × 90,7 × 90,7 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version