Fundação da Juventude lança projecto MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Microsoft

O MAKE CODE: PROGRAMA O TEU FUTURO é uma iniciativa da Fundação da Juventude, com os apoios do Programa Portugal Inovação Social e da Microsoft, com o objectivo de contribuir para a promoção das competências digitais dos alunos e dos professores de Escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) na Região Norte.

O projecto dá aos professores as ferramentas necessárias para ensinarem aos seus alunos a programar, utilizando os kits de Micro:bit e Minecraft: Education Edition. Qualquer professor de qualquer disciplina pode participar no projecto mesmo que não tenha conhecimentos de programação.

As escolas participantes no MAKE CODE recebem gratuitamente os kits de Micro:bit e licenças Minecraft: Education Edition para utilização dos alunos e professores envolvidos no projecto. Inclui ainda a organização de workshops dirigidos aos professores, em Micro:bit e em Minecraft, respectivamente de 6 e 4 horas.

Cada professor beneficia posteriormente de apoio à implementação destas tecnologias em sala de aula, em cada uma das suas turmas, num total de 6 horas distribuídas em blocos de 2 horas.

Para a concretização deste projecto, a Fundação da Juventude conta com a colaboração da ATEC – Academia de Formação, que possui consultores/formadores especializados em programação e robótica, que promovem as acções com os professores e apoiam a implementação com os alunos.

A avaliação do impacto do projecto será realizada pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), entidade que possui uma experiência significativa de avaliação de projectos e programas.

O MAKE CODE é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projecto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version