Aplicação criada por jovens para pessoas daltónicas vence 5ª edição do Apps for Good

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
CDI Portugal

A Fundação Calouste Gulbenkian foi palco da grande final da 5ª Edição do Apps for Good. A grande final decorreu na sexta-feira, dia 13 de Setembro, e contou com 22 equipas de alunos finalistas que demonstraram o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.

Foram atribuídos 10 prémios, sendo a ‘Color You’ a aplicação vencedora do 1º Prémio, criada pelos jovens do Instituto dos Pupilos do Exército, que pretende integrar e facilitar o quotidiano das pessoas daltónicas.

Nos segundo e terceiro lugares do Ensino Secundário ficaram, respectivamente, a ‘Coursly’, do Agrupamento de Escolas de Padrão da Légua, que pretende ajudar os alunos do secundário a escolher o curso superior mais adequado, e a ‘Polumap’, da Escola Secundária Serafim Leite, que permite identificar os locais onde existe poluição.

Da Linha do Básico, a 1ª Melhor App foi para a ‘Must Be Green’ da Escola Levante da Maia – uma app para encontrar empresas que limpem terrenos – ‘Rescue Pets’ do Agrupamento de Escolas de Saboia com o 2º lugar – para que o público consiga intervir em situações de abandono de animais – e Only Heal da Escola Levante da Maia com o 3º lugar – uma plataforma digital que estabelece ligação entre utentes e farmacêuticos.

O Prémio do Público foi atribuído à aplicação ‘SOS Adolescência’, do Externato da Apresentação de Maria, que ajuda adolescentes com problemas sociais, e o Prémio Jovem Aluna.PT, patrocinado pelo .PT, foi atribuído à Rita Polido da ‘Must Be Green’.

Já o Prémio Tecnológico, patrocinado pela Fujitsu, foi entregue à aplicação ‘AEEG Alugin’, da Escola Secundária de Santarém, que permite alugar ou alterar online aluguer de gimnodesportivos, enquanto o Prémio Cooler Planet, patrocinado pelo BNP Paribas para as soluções direccionadas para a melhoria do ambiente, foi entregue à aplicação ‘Invasoras CV’, da Escola Secundária D. Dinis, que pretende combater as plantas invasoras.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version