Acer Nitro XV3

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Até há pouco tempo, se quisesse um monitor de gaming 4K, HDR e 144 Hz de taxa de actualização, apenas tinha duas opções no mercado: os dispendiosos Acer Predator X27 e Asus PG27UQ, ambos com preços de mais de dois mil euros. Felizmente, a Acer decidiu lançar o novo Nitro XV3 (XB273K) com um ecrã de 27 polegadas, que promete oferecer tudo isto, a metade do preço, embora com algumas limitações. Trata-se, portanto, de um monitor com uma qualidade de construção muito elevada, ao nível da que encontrámos no Pretador X27 e no XB3, incluindo uma pala para evitar reflexos indesejados da iluminação ambiente.

O suporte é bastante robusto, pecando apenas pela impossibilidade de rodar o monitor em modo pivot; temos ainda o tradicional HUB USB 3.0 e iluminação RGB na base, como acontece com qualquer monitor de gaming nesta ordem de preços. O painel IPS garante excelentes ângulos de visualização, sem perda de qualidade de imagem, e uma representação fidedigna das cores – é compatível com 91% do espectro de cores DCI-P3. Embora seja 4K e tenha um modo HDR, este último modo não é o mais recomendável, devido ao limitado brilho proporcionado pelo sistema de retroiluminação, que, em HDR, não garante mais de 400 nits – e aqui está uma dessas limitações.

O ecrã tem ainda a particularidade de ser compatível com as tecnologias AMD FreeSync e G-Sync (embora não um monitor G-Sync), ou seja, poderá aplicar a tecnologia G-Sync com resolução 4K e HDR, mas estará limitado a 120 Hz de taxa de actuaçização. Em contrapartida poderá usar a resolução 4K a 144 Hz, mas aqui perde o G-Sync e o HDR, e ainda vai ter de usar dois cabos DisplayPort 1.4, devido a limitações do controlador utilizado (daí o preço mais reduzido do monitor). Ainda assim, utilizar este monitor com G-Sync activado a 120 Hz revelou ser uma experiência compensadora, ainda para mais tendo em conta a elevada qualidade de imagem deste painel IPS, sendo praticamente impercetíveis as diferenças para os 144 Hz. Se precisa mesmo dos 144 Hz com 4K e HDR, a melhor alternativa é mesmo o Acer Predator XB3 testado pela PCGuia, 400 euros mais caro que este Nitro.


Distribuidor: Acer

Site: acer.pt

Preço: €1099


Ficha Técnica

Ecrã: 27” IPS HDR (144 Hz)
Tempo de Resposta: 1 ms
Resolução Máxima: 3840 x 1080
Ligações: 2 x DisplayPort 1.4, 2 x HDMI 2.0, 4 x USB 3.0, jack 3,5 mm
Dimensões: 629 x 541 x 307 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version