TP-Link Mesh Wi-Fi Range Extender RE300

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Um dos problemas mais comuns que afecta as redes Wi-Fi, principalmente em ambiente doméstico, é a falta de sinal consistente em todos os recantos de casa. Ao longo do tempo foram criadas algumas soluções, sendo as mais comuns os extensores de sinal. Este hardware é relativamente simples de instalar e configurar, mas oferece vários desafios para se tirar o máximo partido dele, como o da colocação num local que fique numa zona em que o sinal já é fraco, mas que não seja tão fraco ao ponto de não se ganhar nada com a utilização de um extensor. Mas pode acontecer pior que isso: o facto de cada extensor criar uma rede Wi-Fi específica, o que impede que o utilizador se desloque livremente pela casa.

Depois, apareceram os sistemas Wi-Fi mesh, que resolvem muitos destes problemas, mas que, na maioria dos casos, não funcionam em conjunto com a rede sem fios que já existe em casa, o que leva à necessidade de criação de uma nova rede e à configuração de todos os dispositivos.
A TP-Link tentou resolver estes problemas com o RE300 que tenta ser o melhor de dois mundos: um extensor de rede Wi-Fi tradicional que funciona como um ponto de acesso mesh. A ideia é conseguir utilizar o hardware de rede que já tem em casa, aumentar a cobertura e eliminar a necessidade de configurar os dispositivos para a rede de cada repetidor, permitindo a passagem de uma divisão para outra sem mudar de rede Wi-Fi.

Tal como outros repetidores Wi-Fi, o RE300 é um pequeno dispositivo que se liga a uma tomada eléctrica (inutiliza-a enquanto está em utilização porque não tem passagem de corrente) e que tem quatro LED que servem para indicar a actividade ao utilizador: energia, ligação à rede sem fios, ligação de 2,4 GHz e ligação de 5 GHz, da esquerda para a direita.

Outra coisa que o RE300 vai buscar aos dispositivos mesh mais tradicionais é a configuração, toda feita através de uma aplicação gratuita, disponível para iOS e Android. Isto facilita bastante o processo, principalmente quando é feito por pessoas com menos conhecimentos. Um dos LED do extensor muda de cor para indicar se está bem instalado.

Uma crítica que se faz recorrentemente aos extensores de rede Wi-Fi é que só funcionam realmente bem quando têm poucos dispositivos ligados em simultâneo. No caso do RE300 ligámos cinco (quatro smartphones, um computador) e conseguimos fazer streaming de vídeo nos cinco sem cortes significativos. Mas também não aconselhamos a que passe muito este número de ligações se quiser manter uma boa experiência de utilização.


Distribuidor: TP-Link

Contacto: tp-link.com

Preço: €49,12


Ficha Técnica

Normas Wi-Fi: IEEE802.11ac, IEEE 802.11n, IEEE 802.11g, IEEE 802.11a, IEEE 802.11b
Botões: WPS, Reset
Consumo de energia: 7,3 W
Frequências: 2 GHz (até 300 Mbps), 5 GHz (até 867 Mbps)
Segurança: 64/128-bit WEP, WPA-PSK / WPA2-PSK
Dimensões: 124 x 69 x 52 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version