Sony RX0 II

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Passados dois anos, a Sony relança a invulgar RX0 com a chegada da segunda geração de uma câmara que ainda é bastante incompreendida. Muitos comparam-na às tradicionais câmaras de acção, devido às suas dimensões e robustez, mas o tamanho do sensor e a objectiva usada mostra-nos que se tratar de uma câmara compacta mais indicada para viagens e para uma utilização de vídeo profissional, como complemento de outras câmaras para ângulos mais restritos.

Mantendo-se fiel ao robusto corpo metálico, esta RX0 II está preparada para aguentar quedas de dois metros, até 200 kg de pressão e pode funcionar debaixo de água, até dez metros. Face à anterior geração, o destaque recai na utilização de um pequeno ecrã ajustável de 1,5 polegadas que pode ser virado 180 graus para cima, tornando-o mais prático para garantir o enquadramento perfeito.

Infelizmente, este ecrã é realmente muito pequeno e não é táctil, obrigando-nos a usar os diversos comandos colocados em seu redor, de manuseamento pouco intuitivo. Em termos de fotografia, o sensor CMOS de uma polegada garante imagens com uma excelente qualidade de imagem, similar ao que poderá obter com uma câmara com sensor equivalente, como a excelente Sony RX100 VI.

Já a nível de vídeo, a qualidade é igualmente boa, passando agora a ser possível captar vídeo em 4K internamente, embora limitado a 30 fps (25 no formato PAL). Estão ainda disponíveis diversos perfis de imagem disponíveis, como Cine2 e S-Log2, embora existam limitações, como este último a obrigar a uma sensibilidade mínima de ISO 1000, o que acaba por gerar algum ruído em zonas mais obscuras da imagem, ou quando a luz não é a ideal, muito por culpa da abertura da objectiva de apenas f/4.0, em vez de uma abertura como f/2.8 da RX100 VI. Para quem esperava poder usar esta RX0 II como a câmara de vlog perfeita, prepare-se, pois, o ângulo de visualização de 24 mm (equivalente a 35 mm) acaba por ser menos prático que câmaras como a GoPro 7 com um ângulo de visualização de 15 mm. Outra limitação é o facto de, embora o sistema de focagem automática ser muito preciso no momento de focagem, é impossível ajustar-se o ponto de focagem após o início da gravação de vídeo.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €795


Ficha Técnica

Sensor: 15,3 MP (CMOS 1.0”)
Processador de Imagem: Bionz X
Ecrã: 1,5 polegadas
Gravação de Vídeo: 4K a 30 fps, FullHD a 120 fps
Objectiva: Zeiss Tessar T* 24mm f/4.0
Dimensões: 59 x 40,5 x 35 mm
Peso: 132 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version