Panasonic lança primeira câmara Full-Frame 6K do mercado

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Embora tenha estado algo adormecida nos últimos anos (desde o lançamento das brilhantes GH5 e GH5S), a Panasonic decidiu voltar à carga com a nova série Lumix S1, tendo a Lumix S1R conquistado o galardão EISA de melhor Câmara Full-Frame Avançada do mercado. Porém, a Panasonic acaba de anunciar um exclusivo, a sua nova Lumix S1H, a primeira câmara Full-Frame do mercado capaz de captar vídeo em resolução 6K.

Recorrendo a um novo sensor de 35 mm de 24.2 milhões de pixéis, este funciona em conjunto com o poderoso processador de imagem Venus Engine, para garantir não só imagens de uma excelente qualidade, mas onde o grande destaque recaí na vertente de vídeo. Trata-se da primeira Full-Frame capaz de gravar vídeo 6K até 24 imagens por segundo (formato 3:2), 5.9K a 30 imagens por segundo (formato 16:9), sendo igualmente capaz de gravar vídeo 4K a 60 fps, bem como 1080p a 180 fps.

Porém, o elevado alcance dinâmico deste sensor, aliado à possibilidade de gravar com 10 bits a 4:2:2 internamente, permitirão captar vídeo com uma qualidade superior ao habitual. Existem, porém, limitações, como o facto de só ser possível captar-se, em 4K, a 60 fps usando um recorte do sensor (Super 35) com codec H.265, sendo possível utilizar-se todo o sensor para captação do vídeo 4K se usar 24 a 30 fps, estando desta forma limitado ao codec H.264 (MPEG-4 AVC).

Mas existem outras razões que apontam a nova Lumix S1H para ser o sonho de qualquer adepto do vídeo, como o duplo ISO nativo, 4K anamórfico, V-Log e V-Gamut com 14 passos de intervalo dinâmico, VFR (Variable Frame Rate Recording), suporte de gravação externa por HDMI com as mesmas especificações que a gravação interna (10 bit 4:2:2), estabilização de imagem no corpo de 5 eixos, circuito de arrefecimento activo interno, isolamento a poeiras e salpicos, duplo cartão SD e definições avançadas de áudio, permitindo assim ajustar entre 31 níveis de som, desde -18 a +12 db (a GH5S suportava -12 a +6 db). Ainda não existem valores de comercialização da nova Panasonic Lumix S1H em Portugal.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version