Nvidia comemora Gamescom com novo driver

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Nvidia lançou um novo driver para as suas placas gráficas para coincidir com a edição 2019 da Gamescom que decorrer esta semana em Colónia, Alemanha. A nova versão 436.02 do driver, chamada ‘Gamescom Game Ready Driver’, inclui um novo modo de ultra baixa latência, ‘integer scaling’ e o novo filtro de nitidez ‘Sharpen Freestyle’.

Para além das novas funcionalidades, a Nvidia também promete um aumento de 23% de desempenho em vários jogos, como: Apex Legends, Battlefield V, Forza Horizon 4, Strange Brigade e World War Z.

O modo de ultra baixa latência é a funcionalidade mais importante e foi pensada para jogadores de competição. Esta funcionalidade consegue reduzir a latência até 33% e utiliza uma técnica de renderização ‘just in time’ que entrega as frames para serem renderizadas momentos antes do processador gráfico, GPU, precisar delas. Os drivers da Nvidia já tinham uma funcionalidade que permitia ao utilizador definir a quantidade de frames a serem pré-renderizadas, mas este novo modo altera a cadência das frames para que sejam calculadas antes de serem necessárias.

De acordo com a Nvidia, esta nova funcionalidade nota-se mais em jogos que utilizam o GPU mais intensamente e que funcionem entre as 60 e as 100 fps (frames por segundo). O modo de baixa latência funciona em títulos feitos para DirectX 9, DirectX 11 e posterior.

A funcionalidade de ‘integer scaling’ serve para melhorar a imagem nos jogos mais antigos e permite aumentar a resolução desses jogos sem que fiquem desfocados. Esta funcionalidade era um pedido de há muito da comunidade de fãs de jogos retro. Vai estar disponível em placas que utilizem GPU com arquitectura Turing, ou seja as GeForce RTX ou GeForce GTX 16-Series.

O filtro ‘Sharpen Freestyle’ parece ser a resposta da Nvidia à funcionalidade ‘Radeon Image Sharpening’ que está presente nas gráficas AMD. O filtro da Nvidia foi desenhado para melhorar a qualidade de imagem do filtro ‘detalhe’ que já existia. Segundo a empresa, o novo filtro tem mais ou menos metade do impacto no desempenho da placa gráfica. O utilizador pode definir o nível de nitidez e suporta mais de 600 jogos que usam as API DirectX 9, DirectX 11, DirectX 12 e Vulkan.

Outro anuncio da Nvidia na GamesCom 2019 tem a ver com monitores e indica que a compatibilidade com a tecnologia G-Sync vai chegar a mais modelos de monitores que incluem o Asus VG24A e os Acer CP3271/XB273K.

Uma última nota vai para a funcionalidade de cor de 30 bit, que estava limitada aos drivers Nvidia Studio mas que agora está incluída no novo driver.

O novo drive está disponível para download a partir do servidor da Nvidia (versão de 64 bit do Windows) ou a partir da aplicação Nvidia Experience.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version