HP Omen Obelisk

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Caixa totalmente em preto, com elementos personalizados, painel lateral transparente, componentes internos todos em preto e iluminação RGB no topo, controlável por software. Sim, estamos a falar num computador HP, embora exista uma boa justificação para a presença destes elementos: fazer parte da gama Omen. O seu mais recente PC é este Obelisk, daí o formato do painel frontal, de onde se destaca o logótipo com iluminação RGB da série Omen colocado bem no topo.

Abrindo a tampa lateral, de forma fácil (através do premir de um botão), poderá aceder facilmente a todos os componentes no interior, algo pouco habitual num computador HP. Embora o interior desta torre seja maioritariamente agradável à vista, nota-se que a arrumação dos cabos poderia ter sido um pouco mais cuidada.

Escolha de componentes
Por se tratar de um computador para entusiastas de videojogos, foi fundamental que a escolha de componentes tivesse em conta, não só o desempenho, mas também o visual dos mesmos, daí a utilização de uma motherboard com acabamentos em preto, algo que habitualmente só encontramos em modelos de fabricantes como a Asus, Gigabyte e MSI.

Igualmente presente está um módulo de memória Kingston Hyper X DDR4 a 2666 MHz que, embora de louvar, deveria usar dois módulos idênticos para se tirar partido do duplo canal de comunicação do controlador de memória da Intel, integrado no processador Intel Core i7-8700 aqui instalado. Por sua vez, este vem acompanhado por um dissipador da HP, demasiado simples para aquilo que desejaríamos, tendo em conta o ambiente “avant-garde” da caixa. O ideal teria sido a escolha de uma solução personalizada e visualmente mais cativante, de preferência que permitisse a utilização de uma iluminação RGB que pudesse trabalhar em conjunto com o feixe de luzes RGB do topo da caixa.

Desempenho
A placa gráfica utilizada, uma Nvidia GeForce GTX 1060 de 3 GB de memória dedicada foi uma boa escolha para quem pretenda correr todo o tipo de jogos a uma resolução 1080p, algo que conseguimos confirmar durante os testes realizados, como os 66 fotogramas por segundo no FarCry 5, com as definições no máximo. Igualmente importante foi a escolha de uma unidade SSD do tipo M.2 para o sistema operativo (Windows 10 Home) e os jogos e aplicações mais utilizadas, embora prepare-se para ter que ir monitorizando o espaço disponível, devido à pequena capacidade deste SSD. Naturalmente que poderá sempre dar uso à elevada capacidade do disco rígido SATA de 1 TB disponível, mas a diferença de desempenho entre este e o SSD é demasiado significativa para o usar nas principais aplicações e jogos.


Distribuidor: HP

Site: hp.com/pt

Preço: €1299


Benchmarks

  • PCMark 10: 5859
  • PCMark 10 Productivity : 7607
  • 3D Mark FireStrike : 10 539
  • 3D Mark Sky Diver : 29 351
  • FarCry 5 1080p Ultra :66
  • Shadow of Tomb Raider 1080p Highest DX12 :46

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8700 a 3,2 GHz
Memória: 8 GB DDR4 2666 MHz
Armazenamento: 128 GB SSD PCIe + 1TB HDD SATA
Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1060 3GB
Ligações: 2 x USB 3.1 Gen1, jack 3,5 mm (frontal); 4 x USB 3.1 Gen1, USB 3.1 Gen2, USB 3.1 Gen2 Type-C, Gigabit Lan, jack 3,5 mm (traseiro); DVI-D, HDMI 2.0, 3 x DisplayPort 1.4
Dimensões: 433 x 357 x 165 mm
Peso: 10 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version