Elgato Stream Deck XL

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há meses testámos o Stream Deck Mini, um miniteclado completamente personalizável, pensado para streamers e editores de vídeo que serve para inserir rapidamente som ou vídeo em emissões em directo, ou servir de teclado de atalhos para qualquer aplicação de um PC, do Excel a jogos.

O Stream Deck original foi lançado num momento de transição em que a Elgato, um fabricante com provas dadas no mercado da captura de vídeo, foi comprado pela Corsair, muito conhecida pelo hardware para gaming e memórias. Desta vez chegou-nos à redacção ao irmão mais novo do Stream Deck Mini, o Stream Deck XL que em vez das 6 teclas tem 32.

Este teclado tem uma particularidade interessante: cada tecla é um pequeno ecrã que pode ser editada completamente, quer ao nível da aparência, quer ao nível da funcionalidade e tudo a partir do mesmo software.

Dentro da caixa encontra o Stream Deck, um suporte para o poder usar com um ângulo de sensivelmente 45 graus em relação tampo da mesa (e que se agarra ao teclado através de imanes), um cabo USB Type-C para USB Type-A e o manual de iniciação rápida.

A qualidade de construção é fora de série: o Stream Deck é feito em plástico rígido preto, tem quatro pés em borracha que servem para que não derrape no tampo da mesa, o suporte também é feito no mesmo material, e tem um buraco junto à dobra que serve para passar o cabo USB. O suporte também tem um apoio em borracha na parte de baixo e a ligação USB é feita através de uma entrada que está nesta zona. As teclas têm um toque muito agradável e aparentam ser bastante sólidas, aguentando alguns maus-tratos que inevitavelmente ocorrem.

O software que serve para programar o Stream Deck tem de ser descarregado a partir do site da Elgato e é muito simples de usar: escolhe-se a acção e arrasta-se para a tecla pretendida na imagem do teclado. O resultado é imediato e a tecla ilumina-se com o logo que corresponde à acção. Embora o software inclua um vasto conjunto de acções pré-definidas, o utilizador pode construir as suas próprias macros. Quem já utilizou um software de programação de macros para teclados de jogos sente-se em casa no software da Elgato. É só por a gravar e premir as teclas ou aceder aos menus cujas acções quiser automatizar. A acção aparece no catálogo do programa e depois é só arrastar para o teclado para a atribuir a uma tecla.


Distribuidor: Corsair

Site: elgato.com

Preço: €199,99


Ficha Técnica

Interface: 32 teclas personalizáveis com ecrã LCD
Ligação: USB 3.0
Dimensões: 182 x 112 x 42 mm
Peso: 410 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version