A Internet no combate à falta de inspiração

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

O papel que a Internet tem no nosso quotidiano é simplesmente inegável. Desde o seu aparecimento e até aos dias de hoje, o impacto do mundo digital nas nossas vidas foi crescente e, hoje, seria quase impossível imaginarmos um mundo sem as facilidades que este meio acarreta.

Se os usos da Internet já eram aclamados por estudantes e pesquisadores, que aqui encontravam uma ferramenta de pesquisa; e também pelas principais entidades mundiais, como os bancos, a polícia ou os hospitais, que neste meio alojam as suas bases de dados; a verdade é que o mundo online tem expandido as suas opções e funcionalidades, ganhando novos adeptos e ajudando noutras áreas da vida.

Empreendedores e artistas da actualidade serão, provavelmente, unânimes a admitir que a Internet tem, também, um papel no combate à falta de inspiração. Embora esta noção possa parecer estranha, a verdade é que a criação de estruturas específicas para dar apoio à criação de empresas e de obras artísticas tem sido o ponto de partida de muitas pessoas para se dedicarem a uma determinada ideia e fazerem nascer um produto ou um trabalho novo.

Hoje, iremos explorar algumas das situações nas quais a internet pode ajudar a combater a falta de inspiração de empreendedores e de artistas; ou, pelo menos, a dar-lhes a inspiração necessária para que possam criar.

1. Apoio na criação de empresas

Na criação de empresas, hoje em dia, as questões da inspiração não são tão prementes. Isto porque, evidentemente, a Internet está lá para ajudar.

O nome de uma empresa é, provavelmente, um dos primeiros e principais aspectos da sua identidade; tornando-se, assim, também um dos que mais exige inspiração. Um bom nome deve ser sonante, forte, memorável, estar relacionado com o tipo de empresa, coadunar-se com os princípios do negócio e ser único, para se destacar das outras empresas. Claro que, para que assim seja, é necessária inspiração… ou, na actualidade, um bom gerador de nomes. Hoje, ainda que não tenha ideias, poderá conseguir um bom nome para a sua empresa, fazendo algo tão simples quanto premir o cursor sobre a frase “clique aqui”.

Da mesma forma, se não conseguir imaginar o melhor logótipo e não puder fazer um investimento muito grande na contratação de um profissional do design gráfico, poderá sempre tentar a sua sorte com os geradores online de logótipos.

Também os slogans partem, com frequência, da polivalência da Internet, buscando aqui a inspiração para a criação de frases mais fortes e que distingam as marcas dos seus concorrentes.

Assim, para um empreendedor, a Internet pode tornar-se uma verdadeira ferramenta no combate à falta de inspiração.

2. Impulsionando a arte da escrita, da música e das artes plásticas

Não são apenas os empreendedores que têm a ganhar com a polivalência da Internet. Ainda que possam ter mais resistência a admiti-lo, muitos artistas profissionais e amadores encontram neste meio uma forma de garantirem a criação das suas obras.

Um escritor, por exemplo, não só poderá encontrar aqui uma forte ajuda na escolha de temáticas, como pode acompanhar o trabalho dos demais artistas literários, explorar os dicionários de nomes; descobrir as melhores rimas ou perceber melhor as regras da gramática e ortografia.

Um músico, encontrará ferramentas de edição simples ou complexas, gravadores, instrumentos digitais e formas de acompanhar outros artistas, para se manter a par das tendências dos consumidores.

Além disto, editores de imagem poderão ainda servir para inspirar os amantes das artes plásticas, permitindo que estes explorem alternativas ou experimentem novos estilos nas suas criações.

Assim, torna-se perfeitamente possível, também para os artistas, o uso da Internet na busca pela motivação.

3. A moda e as tendências

Por fim, como não será de espantar, a Internet tem um papel fundamental na criação das tendências, incluindo na parte da inspiração na criação de novas peças de moda.

Hoje em dia, o contacto com a Internet e as suas possibilidades permite aos criadores de moda o contacto com as redes sociais e os fóruns onde se difundem noções sobre o que interessa aos públicos e o que é (ou pode vir a ser) tendência.

Além de permitir uma melhor percepção sobre as alterações nos desejos dos consumidores, a Internet tem ainda espaços que permitem experimentar combinações de peças, de cores e de ideias, criando uma espécie de plataforma onde tudo é possível.

Por vezes, este contacto com as inúmeras possibilidades ajuda os criadores a ganhar inspiração para as suas colecções. Depois de criadas as melhores peças, a Internet é, ainda, um espaço de difusão fundamental para este tipo de produto, sendo muitas vezes usado para publicitar as novas peças junto do público-alvo.

No que diz respeito à moda, vale a pena referir, em particular, o importante papel dos influencers nas redes sociais e, principalmente, no Instagram.

Etiquetas:
Exit mobile version