Tbee

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min

Caixas Android há muitas, mas quantas é que conhece que tenham produção e desenvolvimento nacional? É aqui que entra a Tbee, uma marca da empresa portuguesa Quidbox que teve a sua primeira versão em 2015 e que, este ano, ganhou o prémio de Innovation Award Honoree na CES. Esta caixa é maior que as tradicionais e tem o formato de um favo – é natural a associação da Tbee às abelhas e a uma colmeia, ou seja, a uma comunidade de utilizadores que, neste caso, queiram ter mais que uma box de TV. E é precisamente o que esta caixa, com base em Android, é.

Além de podermos instalar todas as apps da loja Google Play, a Tbee traz um serviço de IPTV legal com vários canais nacionais, fruto de uma parceria de um operador por caso chamado Evo Media.

Com conectividade HDMI e com um comando compacto com teclado, a mais recente versão da TBee tem ainda uma câmara frontal com um sensor que permite controlar a interface por gestos (usando a mão para navegar pelos menus e o dedo indicador para seleccionar opções, como se estivessemos a clicar num ícone).

Por falar na interface, também aqui vemos traduzida a ideia de colmeia, com vários “favos” que representam as diferentes áreas da box e onde podemos colocar apps temáticas: jogos, TV e filmes, por exemplo. Já preparada para 4K, a Tbee tem como base uma ideia que não é nada descabida: tal como podemos ter um telefone de qualquer marca para usar um serviço de uma operadora, também poderíamos ter uma box à nossa escolha que recebesse o serviço de televisão da NOS, da Vodafone, da Meo ou da Nowo. O objectivo é legítimo e nós gostamos deste pensamento disruptivo e fora da… caixa.

Nota: 4,5/5

tbee.com | €139,90

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version