Sony Bravia XG95

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com a recente renovação da gama de televisores Bravia, que passou a incluir duas linhas fundamentais (OLED e LCD LED), chegou a vez de experimentarmos o modelo topo de gama desta última linha. Disponível em quatro medidas distintas (55, 65, 75 e 85 polegadas), a nova Bravia XG95 destaca-se por oferecer um painel de alta qualidade de resolução UltraHD 4K, com HDR e sistema de retroiluminação composto por múltiplos módulos de luzes LED (sessenta, no total), colocados directamente atrás do painel LCD.

Esta solução permite que só sejam iluminadas as zonas necessárias, criando assim um efeito semelhante ao funcionamento de um ecrã OLED, gerando um contraste mais preciso. Para contribuir para a excelente qualidade de imagem encontra-se o processador de imagem Bravia X1 Ultimate, o mesmo da Bravia AF9, e que garantiu uma qualidade de imagem superior à de televisores rivais OLED da LG com painéis idênticos. Neste caso, esta XG95 é compatível com as principais normas HLG, HDR10 e Dolby Vision.

Como ponto negativo, temos apenas a limitação deste tipo de painéis (VA), face aos tradicionais painéis IPS: uma ligeira degradação das cores em ângulos de visualização que não sejam directos. O facto de o painel ter um acabamento muito brilhante não ajuda neste campo, e favorece a criação de reflexos indesejados. A escolha deste painel poderá ter sido feita com base na necessidade de utilização de um ecrã suficientemente rápido para lidar com os jogos mais rápidos, garantindo assim uma boa fluidez, sejam eles em FullHD ou 4K, com e sem HDR.

Destaque ainda para a qualidade do som reproduzido, graças à implementação de dois canais estéreo adicionais, colocados na parte superior da traseira do televisor. A marca também fez a substituição do tradicional comando por um modelo novo que, embora não ofereça novidades em termos de funções, é significativamente mais estreito e possui um painel superior em alumínio e um inferior em plástico com uma textura irregular, ideal para criar maior aderência nas mãos.


Distribuidor: Sony

Contacto: sony.pt

Preço: €2799


Ficha Técnica

Dimensões: 65 Polegadas
Resolução: 4K (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI, Composto, 3 x USB, Ethernet, Wi-Fi
Consumo: 176 W
Sistema operativo: Android TV

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version