Como resolver problemas com o monitor no Windows

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 20 min

Ao longo da vida de um dispositivo Windows de certeza que mais cedo ou mais tarde vai ter problemas com vários graus de gravidade. Sem dúvida que um dos mais chatos é o ecrã preto que aparece e nem lhe mostra uma mensagem de erro para o informar sobre o que aconteceu para o ecrã ficar todo escuro.

Este problema pode ficar a dever-se a uma grande quantidade de razões como uma actualização do driver da placa gráfica que correu mal ou um problema na ligação entre a gráfica e o ecrã. O problema também pode aparecer depois de instalar uma actualização ou ainda sem qualquer razão aparente.

Qualquer que seja a razão para o problema, vamos ver como o pode diagnosticar e resolver. Mesmo que não tenha acesso ao Ambiente de Trabalho.

Verificar as ligações

Se o seu dispositivo apresenta um ecrã preto mesmo antes de conseguir entrar na sua conta, o problema pode estar ligado a um problema de ligação entre o ecrã e o computador.

A primeira coisa a fazer é verificar se o cabo de ligação entre o computador e o ecrã está bem ligado em ambas as extremidades e se o monitor está ligado à corrente. Outra coisa a ver é se o cabo está ligado nas entradas certas. Se tiver dúvidas dê uma vista de olhos aos manuais.

Se o seu computador tiver vários tipos de saídas de vídeo, tente mudar de ligação. Por vezes uma actualização do driver da placa gráfica pode fazer com que o sinal de vídeo comece a ser enviado para outra ligação (DisplayPort, HDMI, DVI, Thunderbolt ou VGA).

Por outro lado, se estiver a utilizar um computador com dois GPU, como é o caso de muitos portáteis que incluem um processador gráfico no processador e um chip gráfico dedicado, tente mudar para o GPU do processador para despistar quaisquer problemas que o chip dedicado possa ter.

Por fim, experimente ligar o monitor a outro computador para se certificar que o problema não é com o monitor em si.

Detectar o ecrã

Em alguns casos o ecrã pode ficar preto porque o Windows 10 perde a ligação como ecrã. Quando isto acontece utilize a combinação de teclas ‘Windows+CRTL+Shift+B’ que serve para reiniciar o driver da placa gráfica e a ligação entre o computador e o monitor.

Em tablets, como os Surface, pode acordar o ecrã premindo as teclas de volume para cima e para baixo simultaneamente três vezes.

Em alternativa pode usar a combinação de teclas ‘Windows+P’ para aceder ao menu ‘Projectar’, a seguir prima a tecla P e depois a tecla Enter para alternar entre os vários modos do ecrã para ver se o ecrã preto desaparece. Repita o processo quatro vezes para alternar entre todos os modos disponíveis.

Desligar dispositivos não essenciais

Alguns periféricos ligados ao seu computador podem estar na origem de um bloqueio no ecrã preto com bolas que rodopiam quando liga o seu computador.

Se isto acontece, desligue todos os periféricos, como impressoras, câmaras, drives externas, Bluetooth e quaisquer outros dispositivos ligados à entradas USB.

Reinicie o computador. Se tudo correr como deve ser então o problema está ligado a um dos periféricos. Vai conseguir descobrir qual o que está a causar o problema ligando-os um a um até chegar ao que está a causar o bloqueio.

Assim que descobrir o dispositivo defeituoso, desligue-o e procure na Internet se existe uma resolução para esse problema específico. Em alternativa pode entrar em contacto com o fabricante ou representante para pedir assistência técnica.

Como resolver um ecrã preto com acesso ao Ambiente de trabalho do Windows

Se o ecrã fica preto depois de entrar na sua conta de utilizador no sistema operativo e consegue continuar a usar o rato, então o problema pode estar ligado ao ‘Explorador do Windows’.

Para resolver o problema siga estes passos:

Use a combinação de teclas ‘CTRL+ALT+DEL’ para abrir o ‘Gestor de tarefas’.

Clique no botão ‘Mais detalhes’.

Clique no separador ‘Processos’.

Clique com o botão direito do rato no serviço ‘Explorador do Windows’ e escolha a opção ‘Reiniciar’ no menu.

Depois de completar estes passos deve voltar a ter acesso ao Ambiente de trabalho’.

Parar e reiniciar o explorer.exe

Se os passos anteriores não resultaram pode parar e voltar a iniciar o processo do Explorador de ficheiros:

Use a combinação de teclas ‘CTRL+ALT+DEL’ para abrir o ‘Gestor de tarefas’.

Clique no botão ‘Mais detalhes’.

Clique no separador ‘Processos’.

Clique com o botão direito do rato no serviço ‘Explorador do Windows’ e escolha a opção ‘Terminar tarefa’.

Clique no menu ‘Ficheiro’.

Escolha a opção ‘Executar nova tarefa’

Escreva o seguinte e depois clique no botão ‘OK’:

Explorer.exe

O dispositivo deve ficar a funcionar normalmente.

Como resolver um ecrã preto no Windows através do modo de segurança

No caso de ser um problema com software e não tem acesso ao Ambiente de Trabalho terá de iniciar o computador no modo de segurança para diagnosticar e resolver o problema.

Como aceder ao modo de segurança através do “método dos três arranques falhados”

Ligue o computador.

Assim que o logótipo do Windows aparecer, prima o botão de energia do computador para interromper o processo de arranque.

Repita os passos 1 e 2 mais duas vezes.

Após a terceira interrupção, o Windows vai mostrar o ecrã de ‘Arranque avançado’ que lhe dará acesso ao modo de segurança.

Como aceder o modo de segurança através de um suporte de dados com arranque

Em alternativa pode utilizar um suporte de arranque, como uma pendrive USB, para aceder ao ecrã de ‘Arranque avançado’:

Arranque o computador com a pendrive inserida numa entrada USB.

Clique no botão ‘Seguinte’.

Clique em ‘Reparar o computador no canto inferior direito.

Arrancar em modo de segurança a partir do ecrã ‘Arranque avançado’

Clique em ‘Resolução de problemas’.

Clique na opção ‘Avançado’.

Clique na opção ‘Definições de arranque’. Prima a tecla 5 ou F5 para escolher ‘Modo de segurança com rede’.

Clique no botão ‘Reiniciar’.

Depois de o computador arrancar em modo de segurança ficam à sua disposição ferramentas que lhe permitem despistar e resolver o problema que possa estar a causar o ecrã preto, como a possibilidade de reinstalar o driver da placa gráfica, remover actualizações, alterar definições de sistema entre outras coisas.

Fazer um arranque limpo

Quando o dispositivo arranca, o Windows carrega muitos serviços, drivers de hardware e aplicações que ficam em execução em segundo plano e é possível que um, ou vários, destes elementos estejam a causar o problema.

Ao utilizar um arranque limpo está a indicar ao Windows para arrancar apenas com o conjunto essencial de serviços, drivers e aplicações, o que o pode ajudar a descobrir se é algum software que fica em segundo plano que está a causar o ecrã preto.

O arranque limpo é semelhante ao modo de segurança, mas permite-lhe iniciar serviços um de cada vez, o que o pode ajudar a diagnosticar o problema.

Como fazer um arranque limpo

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘msconfig’ e escolha a opção ‘System configuration’ para abrir o programa.

Clique no separador ‘Serviços’.

Ligue a opção ‘Ocultar todos os serviços da Microsoft’.

Clique em ‘Desactivar todos’.

Clique no botão ‘Aplicar’.

Clique no separador ‘Arranque’.

Clique em ‘Abrir Gestor de Tarefas’.

Clique no separador ‘Arranque’.

Escolha cada uma das aplicações e clique no botão ‘Descativar que está no canto inferior direito da janela.

Feche o ‘Gestor de tarefas’.

Clique no botão ‘OK’ na janela ‘System configuration’.

Reinicie o computador.

Estes passos não vão resolver o problema que está a causar o ecrã preto, mas dão-lhe uma ideia onde começar a procurar o culpado para resolver o problema.

Se depois de o computador arrancar o ecrã não voltar a ficar preto é porque o problema está relacionado com um programa que fica a funcionar em segundo plano após o arranque do sistema operativo.

Como ligar os serviços um a um após um arranque limpo

Siga estes passos para ligar os serviços um a um para descobrir qual é o que está a causar problemas no sistema operativo.

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘msconfig’ e clique em ‘System configuration’ para abrir o programa.

Clique no separador ‘Serviços’.

Ligue a opção ‘Ocultar todos os serviços Microsoft’.

Ligue um dos serviços que ficaram na lista.

Clique em ‘Aplicar’.

Clique em ‘OK’

Repita os três últimos passos em cada serviço até descobrir o processo que faz com que o ecrã fique preto.

Se não conseguir descobrir o culpado volte a ligar os itens de arranque:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Gestor de tarefas’.

Clique no separador ‘Arranque’.

Escolha uma aplicação e clique no botão ‘Activar’ que está no canto inferior direito da janela.

Feche o ‘Gestor de tarefas’.

Reinicie o computador.

Repita estes passos para cada um dos itens até descobrir qual é que está a causar os seus problemas com o ecrã.

Reinstalar ou reverter o controlador da placa gráfica

Por vezes quando um computador tem problema de imagem isso é porque o driver pode ter bugs ou está a originar problemas de compatibilidade.

Para resolver estes problemas pode removê-lo e deixar que o Windows o instale outra vez automaticamente:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Gestor de dispositivos’ e escolha a primeira opção que aparece no menu.

Procure a indicação ‘Placas gráficas’ e clique na seta para expandir.

Clique com o botão direito em cima do nome da sua placa gráfica e escolha a opção ‘Desinstalar dispositivo’.

Clique em ‘OK’ e depois reinicie o computador.

Assim que o novo arranque terminar, o Windows vai reinstalar o driver automaticamente e assim resolver o problema.

Se o problema com o ecrã preto começou após uma actualização do Windows pode ter de descarregar e instalar uma nova versão do driver da gráfica. Procure a mais recente versão no site do fabricante.

Reverter um driver

Em alternativa pode reverter o driver para uma versão anterior:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Gestor de dispositivos’ e escolha a primeira opção que aparece no menu.

Procure a indicação ‘Placas gráficas’ e clique na seta para expandir.

Clique com o botão direito do rato em cima do nome da sua placa gráfica e escolha a opção ‘Propriedades’.

Clique no separador ‘Controlador’.

Clique no botão ‘Reverter controlador’.

Escolha a razão pela qual está a fazer isso (pode ser qualquer uma).

Clique em ‘Sim’.

Reinicie o computador.

Assim que o arranque terminar o Windows irá remover o controlador que está instalado e substituí-lo pela versão anterior.

Se o botão ‘Reverter controlador’ não estiver disponível é porque o Windows não tem informação acerca de nenhum driver anterior. Neste caso terá de ir ao site do fabricante e descarregar e instalar manualmente a versão anterior.

Desligar o arranque rápido

Por vezes os problemas com o ecrã podem surgir devido à função de arranque rápido estar ligada. Esta função permite ao Windows arrancar mais rapidamente, mas se estiver a causar problemas, pode desligá-la seguindo estes passos:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Painel de controlo’ e clique na primeira opção que aparece no menu.

Clique em ‘Opções de energia’.

Clique em ‘Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar’ que está na coluna da esquerda.

Clique em ‘Alterar definições que estão actualmente indisponíveis’.

Desligue a opção ‘Activar arranque rápido (recomendado)’.

Clique em ‘Guardar alterações’.

Reinicie o computador.

Se era esta a causa dos problemas com o ecrã, assim que o computador reiniciar eles devem ter desaparecido.

Desligar o alto contraste

Se estiver a utilizar a funcionalidade de alto contraste, existe a hipótese de ser ela a causadora dos seus problemas com o ecrã. Veja como a pode desligar:

No menu ‘Iniciar’ aceda às definições (roda dentada).

Clique em ‘Facilidade de acesso’.

Clique em ‘Alto contraste’ na coluna da esquerda.

Desligue-o.

Parar o processo RunOnce

A função RunOnce permite definir comandos que o Windows pode executar uma vez e depois apagar, que também pode fazer com que o ecrã deixe de funcionar como deve ser.

Para parar este processo faça o seguinte:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escreva ‘Gestor de tarefas’ e clique no primeiro item que aparece no menu.

Clique no separador ‘Processos’.

Escolha o RunOnce e clique em ‘Terminar tarefa’.

Clique no separador ‘Serviços’ e clique com o botão direito em cima do processo RunOnce e depois clique no botão ‘Parar’.

Reinicie o computador.

Se era o processo RunOnce que estava a causar o problema o seu ecrã já deve funcionar.

Remover actualizações

Como é de conhecimento geral, nos últimos tempos as actualizações do Windows têm sido lançadas com alguns bugs, que podem fazer com que o computador não funcione como é esperado. Por isso, se actualizou recentemente o sistema operativo, e começou a ter problemas com o ecrã pode ser por causa dessa actualização.

Para remover uma actualização não poderá usar as definições ‘Actualizações e Segurança’, mas pode usar o ‘Painel de controlo’:

Aceda ao menu ‘Iniciar’.

Escrever ‘Painel de Controlo’ e clique no ícone correspondente.

Clique no ícone do painel de controlo ‘Programas e funcionalidades’.

Clique em ‘Ver actualizações instaladas’ que está na coluna da esquerda.

Seleccione a actualização mais recente.

Clique no botão ‘Desinstalar’ que está no topo da lista.

Reinicie o computador.

Remover software de segurança

Apesar dos programas de segurança (antivírus e firewall) terem o objectivo de manter os seus dados em segurança, também podem ser uma fonte de problemas de compatibilidade e causar falhas de imagem.

Para despistar se a causa do problema no seu computador está relacionada com o software de segurança, terá de o remover. Não aconselhamos a utilização do PC sem um software destes, por isso, se o seu antivírus actual for a causa dos problemas, verifique junto do fabricante se existe uma versão actualizada, escolha outro programa ou use o o que vem incluído com o Windows.

Este processo terá de ser feito em modo de segurança para remover o programa completamente.

Em modo de segurança aceda às ‘Definições’ que estão no menu ‘Iniciar’.

Clique em ‘Aplicações’.

Em ‘Aplicações e funcionalidades’ escolha o seu programa de segurança e clique no botão ‘Desinstalar’ e siga a instruções.

Reinicie o computador.

Como resolver um ecrã preto com Restauro de Sistema

A funcionalidade ‘Restauro de Sistema’ também pode ser utilizada para restaurar o sistema operativo para uma altura anterior ao aparecimento dos problemas com o ecrã. Através desta funcionalidade não perde dados, mas pode perder algumas definições e aplicações. Esta funcionalidade só funciona se a tiver ligado e configurado anteriormente.

Neste contexto o ‘Restauro de Sistema’ deve ser feito em modo de segurança para que consiga ver o que se passa no ecrã, por isso dê uma vista de olhos aos vários métodos de colocar o Windows neste modo que explicámos anteriormente.

Quando está no menu de arranque do Windows clique em ‘Arranque avançado’.

Clique em ‘Resolução de problemas’.

Clique em ‘Opções avançadas’.

Clique no botão ‘Restauro de sistema’ e depois em ‘Seguinte’.

Escolha o ponto de restauro mais recente em que o ecrã estava a funcionar como deve ser.

Clique no botão ‘Procurar programas afectados’ para determinar que aplicações serão afectadas depois da criação do ponto de restauro.

Clique no botão ‘Fechar’.

Clique no botão ‘Seguinte’.

‘Clique no botão finalizar’.

Depois de completar estes passos o seu sistema operativo regressará a um ponto anterior, remover todas as actualizações desde a data de criação do ponto de restauro, o que poderá resolver o problema do ecrã preto.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
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