QNAP TS-251B

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Os sistemas NAS de duas baias são os modelos mais apropriados para pequenos escritórios e, acima de tudo, para utilização caseira. Isto prende-se com o facto de a relação preço/funcionalidade ser a mais equilibrada para a maioria das utilizações de baixa intensidade.

Isto não impede os fabricantes, como a QNAP, de tentarem incluir mais funcionalidades nestes modelos. No caso do TS-251B, além dos habituais modos ‘RAID’ que oferecem a possibilidade de se configurar o sistema de armazenamento (com e sem redundância), do software que permite a instalação de aplicações que podem transformar este NAS num servidor web, de email ou uma cloud pessoal que pode ser sincronizada onde quer que esteja.

A QNAP adicionou um slot PCI Express que permite a instalação de placas de rede até 10 Gbps ou quaisquer outras que sejam compatíveis. Existe também a hipótese de expandir a memória RAM de 2 GB (a capacidade padrão) até aos 8 GB. No entanto, para o fazer, terá de desmontar o chassis dos discos e, muito possivelmente, perder a garantia. Existe ainda uma saída HDMI na parte de trás que permite a ligação deste NAS a um monitor ou TV para servir de leitor de media.

De resto, este TS-251B é uma máquina muito semelhante a outras que têm passado por cá nos últimos tempos: permite a instalação de discos de 3,5 ou 3 polegadas sem necessidade de utilização de ferramenta, mas não existe forma de dificultar a remoção dos mesmos com uma fechadura ou mecanismo semelhante.

Testámos o TS-251B através da habitual cópia de ficheiros com cerca de 4,7 GB de espaço de, e para, o NAS utilizando o nosso computador de secretária com um processador Intel Core i7-8700, 32 GB de memória RAM, um SSD M.2 WD e Windows 10 64 bits. As velocidades de escrita andaram pelos 95 MB por segundo, já as de leitura chegaram ao limite que a rede de gigabit consegue atingir, cerca de 100 MB por segundo.


Distribuidor: QNAP

Contacto: qnap.com

Preço: €391


Ficha técnica

Processador: Intel Celeron J3355 dual-core de 2,0 GHz (até 2,5 GHz), inclui GPU Intel HD Graphics 500
Memória RAM: 2 GB DDR3L expansível até 8 GB
Armazenamento: duas baias para discos de 3 ou 3,5 polegadas
Interface dos discos: SATA
Modos RAID suportados: RAID 0, 1, JBOD, Single
Ligações: Gigabit Ethernet (RJ45), PCIe 2.0 formato x2, 3 x USB 2.0, 2 x USB 3.0, HDMI 1.4b
Dimensões: 168 × 105 × 226 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version