Play – Steelseries Rival 650 Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Todos os jogadores procuram ganhar o máximo de vantagem que conseguirem, quer através de máquinas mais rápidas, quer de acessórios que lhes permitam reagir antes dos adversários. E nada melhor para isto que um rato para jogos que possa ser configurado e ajustado à medida de cada um. O Rival 650 Wireless da Steelseries é um destes ratos: tem sete botões programáveis e um sistema de pesos de cada lado, que serve para equilibrar os movimentos do rato até um máximo de dezasseis gramas, de quatro em quatro gramas.

Este rato também oferece vantagens que não estão tão à vista, como dois sensores: um para medição de profundidade que serve para manter o rato a funcionar mesmo que o levante do tampo da mesa; e o principal, o que serve para traduzir os movimentos do rato em movimentos do cursor, ou nos jogos que tem uma resolução máxima de 12 000 dpi. A aceleração máxima pode ir até aos 50 G.

A ligação sem fios é feita através de um sinal a 2,4 GHz que, segundo a SteelSeries apenas tem 1 ms de lag. Mas, se quiser, pode também usá-lo através do cabo USB que serve para carregar a bateria, cuja autonomia anunciada, de utilização contínua, é de 24 horas. Todas as funcionalidades são, como de costume, controladas e programadas a partir do SteelSreies Engine que também serve para fazer o mesmo com outro hardware, como os teclados e auscultadores.

O Rival 650 Wireless é um rato muito agradável de utilizar, embora a largura obrigue os meus dedos a ficarem numa posição algo estranha, por causa do tamanho da mão. Tanto os botões, como as laterais do Rival, têm um acabamento de borracha que torna o toque muito agradável. Os pesos são inseridos em pequenos espaços de borracha que estão de cada lado por baixo de cada peça lateral. A sua instalação e remoção é bastante fácil. Mas também é muito fácil de se perderem por serem tão pequenos – por isso, quando não os utilizar, guarde-os na caixa que vem incluída.

O software é muito simples de usar, mas há uma questão algo estranha que tem de ser resolvida: quando se programa uma resolução em modo wireless e depois se liga o cabo, o software redefine essa resolução automaticamente. Isto faz com que seja necessário aceder ao Engine para repor a programação personalizada.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Contacto: fraggerszstuff.pt

Preço: €129,99


Ficha Técnica

Resolução máxima do sensor: 12 000 DPI
Botões programáveis: 7
Iluminação: 8 zonas independentes
Ligações: Sem fios 2,4 GHz, USB
Peso: 121 gr
Comprimento do cabo: 2 m


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version