Aconteceu outra vez: Facebook, Instagram e WhatsApp estão a dar problemas na Europa e nos EUA

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
Facebook Down Julho 2019

É a segunda grande falha do Facebook em menos de três meses. Em Março, as redes sociais controladas por Mark Zuckerberg estiveram quase quinze horas com problemas.

Agora, os problemas voltam a afectar este trio: Facebook, WhatsApp e Instagram não estão, para muitas pessoas, a mostrar imagens. Curiosamente, a falha dá para perceber um pouco que o Facebook reconhece, automaticamente, o conteúdo das fotografias.

Ficámos a saber isto porque, no lugar das imagens partilhadas por quem seguimos, aparece uma descrição do teor da mesma. Por exemplo, numa que a PCGuia apanhou no Facebook pode ler-se ‘A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e ar livre’; noutro caso ficamos a saber que a fotografia tinha uma ‘bebida’.

No Instagram várias imagens não conseguem ser carregadas e aparece o símbolo de refresh sobre um quadrado branco, onde estas deveriam ser mostradas aos seguidores; já no WhatsApp, as fotografias aparecem desfocadas com a indicação de que é preciso fazer o download: aqui, o erro dá indicação de que se trata de uma falha de rede, quer no smartphone, quer na app para macOS e Windows.

Para já, a única reacção oficial do Facebook (ironicamente feita, primeiro, no Twitter) reconhece que há mesmo uma falha de funcionamento em vários regiões do globo (principalmente no Reino Unido e nos EUA) e que a equipa das redes sociais estão a trabalhar para resolver o problema.

Na página oficial Facebook Business há apenas uma curta mensagem, colocada por volta das 19:30: «Obrigado por nos alertarem de que estão a ter problemas a enviar e a fazer o upload de fotografias. Estamos a par do problema e a trabalhar para o resolver. Pedimos desculpa pelo transtorno. Vamos manter-vos a par das novidades».

Mas os problemas não se limitam ao universo Facebook – o Twitter também anunciou, durante a tarde, que estava a ter problemas nas notificações e no envio de Direct Messages entre os utilizadores. Um dia muito complicado, portanto, para quem usa as redes sociais de forma mais profissional.

Para já, o YouTube mantém-se estável e o LinkedIn também não comunicou qualquer incidente na sua plataforma. Entre outros serviços de escala mundial, o Telegram, o TikTok, o Skype também não anunciaram qualquer falha de sistemas, pelo que este problema comum ao Facebook e Twitter será uma coincidência.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version