Dr.Fone – Erase: a alternativa ao iTunes para apagar e fazer reset ao iPhone

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min
Dr. Fone - Erase

A Wondershare tem uma alternativa gratuita ao iTunes que pode usar para fazer a gestão de dados do seu iPhone. Com a Dr.Fone – Erase pode re-instalar o sistema operativo e recuperar o telemóvel, apagar ficheiros de um iPhone ou fazer backups de aplicações como o WhatsApp ou o Viber.

A aplicação pode ser descarregada no site da Wondershare e pode ser instalada num Mac ou num PC com Windows. Depois, basta ligar o iPhone por USB ao computador para ter acesso a oito ferramentas que nos vão ajudar a fazer a gestão do telefone.

Para cada uma delas abre-se uma miniapp na dock do Mac (caso esteja a usar macOS, como nós) onde podemos fazer uma série de acções que vão ajudar a gerir o iOS e limpar a cache do iPhone. Aqui ficam elas:

1 – Recuperar: com esta função, a Dr.Fone recupera o sistema a partir de um backup que tenha no telefone, no iTunes ou no iCloud, basta escolher a fonte que desejar.

2 – Transferir: é possível transferir conteúdos multimédia do computador directamente para o iPhone (e vice versa), como música, vídeos, fotografias, apps e ficheiros.

3 – Reparar: é uma boa forma de trazer de volta à vida um iPhone que esteja a dar muito problemas, como o ecrã branco ou negro, por exemplo. Com este recurso, o Dr.Fone actualiza o iPhone para o iOS mais recente depois da reparação.

4 – Limpar: é uma das funções de que mais gostámos na Dr.Fone, pois permite apagar ficheiros ou conteúdos de que não precisamos para libertar espaço no iPhone. Mas também é possível limpar dados privados ou limpar mesmo todos os dados do telefone.

5 – Migrar: quer passar toda a sua informação de um iPhone para o outro de forma fácil e rápida? Então é esta a opção que tem de escolher. Para isso tem de ligar o telefone de origem o o de destino ao computador, por USB.

6 – Backup e Restauro: como o nome indica, esta opção dá-nos a possibilidade de fazer uma cópia de segurança do iPhone, com todas as músicas, fotografias, apps e outros ficheiros. Depois, podemos usá-la para fazer fazer o setup de um novo iPhone.

7 – Desbloquear: esqueceu-se do pin do seu iPhone? Não há problema, porque a Dr.Fone tem uma ferramenta que resolve isso. Contudo, tem de ter em atenção que, para fazer isso, a app vai formatar-lhe o telefone e voltar a instalar o iOS.

8 – Restauro de App Social: esta é uma boa opção para quem é utilizador de apps de mensagens como o Whatsapp ou o Viber (e ainda é compatível com a Line, a Kik e o Wechat). Aqui podemos transferir, restaurar e fazer backup de mensagens de um telefone para outro.

Apesar de esta ser uma app direccionada para o iPhone, também é possível usar smartphones Android com a Dr.Fone. Isto vai ser útil para, por exemplo, usar as funcionalidades Restauro de App Social para fazer a transferência de mensagens do WhatsApp do iOS para Android e vice-versa. Onde podemos usar esta dupla compatibilidade é também com a funcionalidade Migrardr, para enviar ficheiros de um telefone para o outro.

Uma das boas características da Dr.Fone – Erase é explicar de forma detalhada como se processam estas diferentes capacidades de gestão do iPhone: cada uma destas oito ferramentas surge com instruções de uso em passos para que não façamos nada sem saber o que fazer a seguir, coisa que o iTunes não faz. Também pode ver um guia de uso aqui.

A Dr.Fone – Erase é, assim, a app ideal para os utilizadores que querem tirar o máximo partido do seu iPhone, mas que não se sentem muito à vontade para usar softwares complicados e que podem corromper os dados do iOS. Ao contrário disso, temos aqui um software simples de usar, com uma interface bem arrumada e bem desenhada, o que torna muito simples o seu funcionamento.

Exit mobile version