Associação DNS.PT e Centro Nacional de Cibersegurança lançam plataforma de verificação de websites

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A Associação DNS.PT e o Centro Nacional de Cibersegurança disponibilizam a webcheck.pt, uma plataforma online que permite a qualquer cidadão ou entidade “verificar em tempo real o nível de conformidade de um domínio de Internet e de correio electrónico com os mais recentes standards para a comunicação segura entre sistemas”. A webcheck.pt estará disponível a partir de 8 de Julho.

“Numa época em que a segurança na Internet é muitas vezes colocada em causa, o .pt alia-se ao Centro Nacional de Cibersegurança e reforça o compromisso com a manutenção dos níveis de qualidade, fiabilidade e segurança que o registo de nomes de domínio .pt tem vindo a garantir ao longo dos anos. Esta parceria resulta no lançamento da plataforma de verificação de websites webcheck.pt, que estará ao serviço de qualquer cidadão ou entidade”, explica Luisa Gueifão, Presidente do Conselho Directivo da Associação DNS.PT.

Além de identificar o nível de conformidade de um domínio de Internet e de correio electrónico com os principais standards de segurança, nomeadamente DNSSEC, DANE, SPF, DKIM e DMARC, a plataforma permite aceder a um conjunto de normas técnicas e tutoriais relevantes que auxiliam à sua implementação.

“Pretende-se proporcionar ao utilizador comum e às empresas uma maneira simples e visual de aferirem os níveis de conformidade relativos à sua presença na Internet ou ao seu website, tendo em conta as melhores práticas”, afirma Lino Santos, Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version