Crosscall Trekker-X4

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min

Os smartphones robustos são uma daquelas gamas do mercado onde as marcas como a Samsung, a Huawei ou a Sony não se metem. A razão para isso é simples: é um super-nicho que tem algumas empresas que sabem fazer muito bem modelos com este conceito, o que faz com que não haja muitas aventuras de outsiders neste mercado. Recentemente, a Land Rover anunciou um modelo deste género, o Explore, um Android robusto, com um chassis super-protector, feito em conjunto com o Grupo Bullit; mas, aqui, uma das marcas mais conceituadas é mesmo a CAT, com vários modelos resistentes e cheios de características outdoor e profissionais, como o leitor térmico.

Um smartphone de acção
A Crosscall era, para nós, uma marca desconhecida até ao momento que entrou em contacto com a PCGuia para apresentar as suas apostas neste segmento dos smartphones robustos, resistentes e preparados para desportos radicais. Foi assim que conhecemos este Trekker-X4, o seu topo de gama, que não esconde a sua ambição: tornar-se o recurso definitivo para quem gosta de actividades outdoor, mas não dispensa o uso de boa tecnologia.
E, logo para começar, a Crosscall lança o trunfo da câmara de acção – este Trekker-X4 vem com um sensor Sony de 12 MP que é multifacetado e que se coloca ao nível daqueles que vemos numa action-cam, como numa HERO7 Black da GoPro. Esta câmara permite gravar 4K, embora limitada a 30 fps, mas se mudarmos a resolução para para uma inferior podemos chegar aos 60: é o que acontece no modo Slow Motion da app X-Cam, que nos dá acesso às funcionalidades da câmara de acção.

Versatilidade com acessórios
Aqui, o mais interessante é podermos mudar o ângulo de captação de imagem, que vai até a uns impressionantes 170 graus (Ultra Wide) e que, aqui, permite gravar em câmara lenta a 120 fps, embora apenas em HD. É também na app X-Cam que vamos poder criar vídeos num editor, onde se pode juntar música e partilhar de imediato nas redes sociais. No que respeita a multimédia, o Trekker-X4 tem óptimos recursos para o meio onde quer ser usado: ao ar-livre e em momentos de acção, como numa pista de snowboard.
A utilização do smartphone pode ser potenciada com vários acessórios que a Crosscall vende à parte, como o arnês para usar o Trekker-X4 ao peito ou um tripé que também pode ser usado como selfie stick. Na caixa, já vem o adaptador que permite prender o smartphone a todos os acessórios-extra compatíveis.

Estação meteorológica na palma da mão
Juntamente com as capacidades de câmara, a outra grande característica do Trekker-X4 é o seu conjunto de sensores que nos permite ter na mão uma pequena estação meteorológica, o que será bastante apreciado para quem gostar de fazer trekking. Basta abrir a app X4-Sensors para termos acesso a um termómetro, um higrómetro (para medir a humidade), uma bússola, um barómetro (pressão do ar), um altímetro e até mesmo um que permite ver o índice ultra-violeta. Além disto, e ainda nesta app, o Trekker-X4 dá-nos acesso a informações sobre a qualidade de ligação às redes Wi-Fi e de dados, assim como os gastos em tempo real da bateria.

Um tanque!
O aspecto robusto do Trekker-X4 sente-se na mão: o telefone pesa um quarto de quilo, tem Gorilla Glass 5 e as entradas para os auscultadores (jack 3,5 mm) e carregador (USB-C com carregamento rápido – consegue 100% de energia em cerca de duas horas ligado à corrente) estão bem protegidas por pequenas portas de borracha, presas por um parafuso. Aliás, este é um elemento que podemos ver também nas laterais do X4, o que contribui ainda mais para lhe dar um aspecto de tanque de combate. Aqui, do lado direito, vamos ter ainda um sensor de impressões digitais (que é onde faz mais sentido tê-lo) que também serve de botão para ligar e desligar o ecrã.


Distribuidor: Crosscall

Site: crosscall.com/pt-pt

Preço: €749,99


Benchmarks

  • AnTuTu: 140 645
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 25 233
  • PCMark 8 Work: 6378
  • PCMark 8 Autonomia: 840 minutos

Ficha Técnica

Processador: Snapdragon 660
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB
Câmaras: 12 + 12 MP (traseira), 8 MP (frontal)
Ecrã: 5,5” IPS LCD (1920 x 1080), 400 ppi
Bateria: 4400 mAh
Dimensões: 162,6 x 82 x 12,85 mm
Peso: 250 gr

 

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version