Asus Zenfone 6

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A Asus está de volta ao mundo dos smartphones com o novo Zenfone 6, o primeiro equipamento deste género que inclui uma câmara de 40 MP motorizada, capaz de rodar 180 graus, o que lhe permite ser câmara principal/traseira) e câmara de selfies (frontal).

O Zenfone 6 traz um processador Qualcomm Snapdragon 855, 6 ou 8 GB de memória RAM (a versão testada tinha 6 GB) e 128 ou 268 GB de armazenamento (a nossa unidade tinha 128).

O ecrã é um LCD IPS de 6,4 polegadas que ocupa toda o frontal do dispositivo, dando-lhe uma relação entre o corpo e o ecrã de 84%. A ligação ao transformador é feita através de uma tomada USB Type-C e, surpresa, há uma entrada jack de 3,5 mm para auscultadores. O sistema operativo é o Android P com a última versão do ZenUI que evoluiu muito desde as primeiras versões e que, agora, está muito mais leve. A bateria tem 5000 mAh, o que, segundo a Asus, é suficiente para ter o Zenfone ligado durante dois dias sem carregar.

Mas a estrela deste dispositivo é mesmo a câmara. Quando abre a aplicação, a câmara mantém-se em modo de câmara principal, ou seja, para o utilizador conseguir tirar fotos na vertical ou horizontal a olhar para o ecrã. Quando se coloca a câmara em modo ‘selfie’ ela roda 180 graus sozinha e fica virada para o utilizador. Nós conseguimos ainda controlar manualmente a rotação da câmara para, por exemplo, tirar fotografias com dispositivo na horizontal com a câmara na perpendicular, o que dá uma estabilidade extra. Outra funcionalidade são as panorâmicas automáticas. Quando se escolhe este modo, a câmara usa o motor para a fazer rodar lentamente durante a captura de imagem a 180 graus, o que faz com que as panorâmicas saiam sempre certas.

Pontos fracos
A qualidade das fotos é bastante boa, com cores muito vibrantes, mesmo quando há pouca luz, a função de grande angular consegue ainda reduzir por software a distorção que é introduzida pelas lentes.

Mas nem tudo podem ser vantagens neste sistema e a coisa que mais me “assusta” são as peças móveis que o mecanismo da câmara tem. Ando nisto há tempo suficiente para já ter percebido que os utilizadores raramente utilizam o hardware como os designers e os engenheiros imaginaram. E, no caso do Zenfone 6, a existência de rodas dentadas e motores é um ponto fraco na estrutura do dispositivo que, prevejo, vai dar dores de cabeça à Asus.

Um exemplo é o sistema de protecção do mecanismo que, supostamente, quando detecta uma queda, recolhe a câmara antes do telefone bater no chão. O problema é que nos testes que fiz em cerca que 30 ou 40% das vezes a câmara não recolheu…

De resto, o Zenfone 6 é um excelente smartphone, aliás em termos de velocidade até conseguiu bater a “estrela” deste ano, o Samsung Galaxy S10 Plus. E vender tudo isto por 500 euros é obra!


Distribuidor: Asus

Contacto: asus.pt

Preço: €559 (versão testada)


Benchmarks

  • Antutu: 339 830
  • PCMark Work 2.0: 8974
  • 3D Mark Ice Storm Unilimited: 55791
  • PCMark 2.0 Bateria (minutos): 920

Ficha técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 855 de 7 nm, 64-bit octa-core
Memória RAM: 6 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmara: 48 MP (tamanho de pixel efectivo de 0,8 µm, abertura f1,79) + 13MP (grande angular de 125 graus)
Ecrã: 6,4 polegadas IPS LCD (2340 x 1080)
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 159,1 x 75,4 x 9,2 mm
Peso: 190 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version