Asus ROG XG49

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Depois de termos testado o Philips 499P9H, chegou a vez de um modelo rival da Asus, que tem a particularidade de ter sido criado especificamente para os adeptos de videojogos – e isso notou-se (demasiado) durante o período de testes. Recorrendo a um painel VA (não tão bom quanto um IPS), este destaca-se por oferecer uma maior velocidade na taxa de actualização da imagem e tempo de resposta que o habitual: a Asus anuncia valores de 144 Hz e 4 ms, respectivamente. São estes os valores que encontramos nos melhores monitores de gaming, como o Acer Predator XB3, testado pela PCGuia. Contudo, o ROG XG49 consegue chegar a estes valores, mas no dobro da área de visualização do monitor da Acer, por dois terços do preço desse.

Estamos a falar em 1099 euros para um monitor de 49 polegadas, de formato ultrawide, ou seja, 32:9. Isto equivale à utilização de dois monitores de 27 polegadas colocados lado a lado, o que, juntamente com o formato curvo do ecrã, tornam a experiência ainda mais imersiva. Jogar Dirt Rally 2.0, FarCry 5 ou Assassins Creed neste monitor é simplesmente delicioso, dado que há um aumento significativo da resolução no eixo horizontal (3840), o que implicará a utilização de uma placa gráfica mais potente. Infelizmente, a resolução do eixo vertical é bastante baixa, apenas 1080, o que para uma utilização mais quotidiana, como navegação na Internet, usar folhas de cálculo ou fazer edição de texto, acaba por ser extremamente limitado, obrigando o utilizador a afastar o monitor da vista o máximo possível, para que a experiência de utilização não seja tão estranha.

Existe uma entrada DisplayPort 1.2 e duas HDMI 2.0, o que permite ligar este monitor a vários dispositivos, bem como reproduzir duas fontes em simultâneo, sendo utilizada uma solução de Picture in Picture. Este recurso está limitado, uma vez que desactiva algumas das funcionalidades de gaming do monitor, como o FreeSync e o HDR; além disso, a taxa de actualização da imagem reduz para os 60 Hz.

Resta referir a excelente qualidade de construção, as inúmeras possibilidades de ajuste da posição do ecrã e os menus mais simples de usar que o habitual.


Distribuidor: Asus

Contacto: asus.pt

Preço: €1099


Ficha Técnica

Ecrã: 49” VA HDR (144 Hz)
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 3840 x 1080
Ligações: DisplayPort 1.2, 2 x HDMI 2.0, 2 x USB 3.0, jack 3,5 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version