Associação DNS.PT implementa Centro de Operações de Segurança

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min

A Associação DNS.PT desenvolveu um projecto com vista à implementação de um Centro de Operações de Segurança para “acelerar a capacidade de resposta a incidentes e ameaças de cibersegurança”.

O projecto foi submetido a avaliação pela Comissão Europeia, tendo sido objecto de aprovação e financiamento, estando o seu arranque programado já para o próximo mês de Agosto.

A implementação deste projecto pressupõe a adopção de uma solução de SIEM – Security Information and Event Management enquanto componente tecnológica chave que permite não só recolher, classificar e avaliar eventos das fontes de dados existentes na rede, mas também executar mecanismos de correlação e priorização de informação relevante.

Do ponto de vista dos recursos humanos, o projecto “reforça a capacitação interna dos profissionais do .PT, através da formação e do desenvolvimento de novas competências, e promove a integração de profissionais qualificados”.

“Além de aumentarmos a capacidade interna de resposta do .pt a incidentes de segurança, o Centro de Operações de Segurança permitirá reforçar a capacidade de cooperação com todas as partes interessadas, nomeadamente a Autoridade Nacional, através da disponibilização de informação estruturada sobre riscos, vulnerabilidades e ameaças”, explica Luisa Gueifão, Presidente do Conselho Directivo do .PT.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version