App do Dia: Teclado virtual SwiftKey utiliza inteligência artificial para prever frases

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min

Quem nunca passou por uma situação engraçada ou até mesmo constrangedora ao ver as suas mensagens “corrigidas” e substituídas por palavras completamente sem sentido no smartphone?

Há alguns anos atrás, dois amigos, Jon Reynolds e Ben Medlock, frustrados com as falhas dos corretores de texto para smartphones disponíveis no mercado, começaram a desenvolver uma nova solução com o objectivo de ser mais rápida e eficiente.

Em 2008, fundaram a empresa SwiftKey, juntamente com Chris Hill-Scott. No entanto, cansado das longas horas de trabalho e baixa remuneração de uma start-up, Hill-Scott resolveu desistir da sociedade, e trocou as acções da SwiftKey por uma bicicleta.

Documentos da Companies House mostram que Hill-Scott foi nomeado diretor da TouchType Ltd, empresa-mãe da SwiftKey, em 13 de agosto de 2008, mas renunciou dois meses depois, em 24 de outubro.

Hoje, Hill-Scott arrepende-se da sua decisão. Em 2016, a empresa SwiftKey foi adquirida pela Microsoft por 250 milhões de dólares. Cada um dos sócios da SwiftKey recebeu 25 milhões de libras pelas suas acções, e Hill-Scott não teve direito a nada.

A aquisição da empresa SwiftKey pela Microsoft faz parte do planeamento estratégico da gigante tecnológica, a fim de se estabelecer como líder do mercado de alta tecnologia, oferecendo soluções e produtos inovadores num mercado extremamente competitivo. Há 40 anos actuando neste sector, os preços das acções da Microsoft têm duplicado desde 2013, o que representa uma boa oportunidade para comprar ações, principalmente no sector de tecnologia.

O que é a App SwiftKey?

A nova App SwiftKey reúne tecnologias de inteligência artificial, é capaz de prever frases e aprender o estilo de escrita do utilizador, baseando-se no histórico das informações SMS, Gmail, Facebook, Twitter e outras redes sociais. O mecanismo de previsão permite que o SwiftKey aprenda e melhore as previsões de palavras e frases conforme o uso.

A App SwiftKey está disponível gratuitamente nos sistemas operativos Android e iOS (iPhone, iPad e iTouch). A instalação da App é muito simples, basta seguir as instruções de uso. É possível também configurar o idioma português no SwiftKey para o iOS.

Segundo os programadores da App Swiftkey, “milhares de utilizadores já guardaram mais de 10 triliões de toques de teclas em 100 idiomas diferentes, o que representa mais de 100000 anos de tempo de escrita recuperada”.

Fonte: Screenshot da app SwiftKey

Como funciona?

A principal função da App SwiftKey é aprender o que cada utilizador escreve, optimizando as mensagens, oferecendo sugestões úteis de autocorrecção, que realmente funcionam. O sistema consegue identificar o seu estilo de escrita, incluindo gírias e apelidos, e permite personalizar o seu teclado com os seus emojis e GIFs favoritos.

Videos em 3D

Já está disponível para todos os utilizadores do sistema Android N e superior, o “Puppets”. Trata-se de uma recém-lançada funcionalidade, em fase Beta, que permite aos utilizadores criarem seus próprios personagens virtuais, capazes de imitar movimentos e expressões faciais. Com isso, os usuários de SwiftKey Beta poderão comunicar de forma mais atraente e divertida.

Fonte: Screenshot da app SwiftKey

Multilíngua

O teclado virtual da App SwiftKey é direccionado aos poliglotas, permitindo a escrita simultânea de até cinco idiomas. Com isso, é possível alternar de forma perfeita entre eles. Ideal para quem utiliza línguas diferentes no dia-a-dia, ou até mesmo para quem gostaria de aprender um novo idioma, graças às ferramentas de tradução simultâneas.

Cloud

A grande diferença da App SwiftKey em relação aos demais correctores de texto é poder armazenar sua linguagem personalizada “Learned Language” no Cloud online, para ser utilizada em diferentes dispositivos. É possível sincronizar e fazer back up de todas as informações de escrita das suas contas Gmail, Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, para criar seu perfil de idioma personalizado. Dessa forma, o sistema consegue prever frases de acordo com o estilo de escrita de cada usuário.

Através do Cloud, é possível ter acesso às “Trending Phrases”, um recurso que adiciona frases no Twitter e de sites de notícias no seu perfil.

Privacidade

No entanto, SwiftKey promete garantir total privacidade dos seus dados, nunca vendê-los ou partilhá-los com terceiros. O grau de privacidade como utilizador pode ser administrado de acordo com suas preferências. Mas, é importante ressaltar, que não é preciso usar o SwiftKey Cloud para obter os benefícios do SwiftKey.

A aplicação SwiftKey é utilizada hoje em mais de 300 milhões de smartphones e tablets em todo o mundo. Graças as novas funcionalidades do SwiftKey e o compromisso da gigante tecnológica em oferecer alta tecnologia de qualidade aos seus usuários, a previsão é expandir ainda mais sua actuação no mercado não só entre os utilizadores dos sistemas Android mas também os de iOS da Apple.

Exit mobile version