JNation levou a Coimbra estrelas mundiais da programação

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
JNation

A JNation, uma conferência para developers de Java e JavaScript, é organizada por duas comunidades de programadores: a Coimbra JUG, comunidade de programadores de Java, e a Undefined.js, comunidade de programadores de JavaScript, e ainda pela alphaCoimbra, uma associação que tem como missão sedimentar o ecossistema empreendedor e tecnológico na cidade.

A edição deste ano contou com o apoio de 50 voluntários, estudantes das áreas de engenharia informática e elementos da jeKnowledge (uma júnior empresa da Universidade de Coimbra), e da equipa do Convento São Francisco, que facilitou a logística e organização da JNation.

Durante 12 horas, mais de 25 oradores internacionais de empresas como a IBM, a Oracle ou o Twitter, falaram sobre as novas tendências no Java e JavaScript.

Com mais de 30 oradores (portugueses e estrangeiros), vindos de todas as partes do mundo (de países como a Bélgica, Guatemala, Índia ou EUA), a conferência dobrou também o número de sessões. David Delabassée, Software Evangelist da Oracle e um dos oradores da conferência, explicou a razão pela qual a conferência o surpreendeu: “nota-se que os participantes não são principiantes, têm um background sólido. Esta conferência impressiona não só pela quantidade de participantes, apesar de não estar localizada numa cidade de grande dimensão, mas também pelos oradores, que vêm de todo mundo, e isso mostra como eles respeitam esta comunidade [Java e JavaScript, em Coimbra]”.

A patrocinar esta edição da conferência estiveram marcas como a Idealista, a Blip, a Bosch, a Critical Software, a Everis, a Farfetch, a Feedzai, a La Redoute, a Mercedes-Benz.io, a Mindera, a Present Technologies, a Red Hat, a RedLight Software a Sky Technology Centre, a Talkdesk, a Tomitribe, a Wit Software, a Xing, Xpandit, Deloitte, Celfocus, Symantec e Cloud Bees.

“O evento superou todas as nossas expectativas, não só em afluência como na resposta dos parceiros e qualidade dos conteúdos que foram aqui partilhados durante este dia. A comunidade Java e JavaScript em Portugal está a crescer e ganhar mais dinamismo e por isso acreditamos que temos espaço para que a JNation cresça com ela”, avançou Roberto Cortez, um dos fundadores da JNation.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version